Tempestade com rajadas de vento atinge litoral norte de SP
Sensação térmica passou dos 39°C na zona sul, e vento superou os 58 km/h na zona oeste, em sábado abafado em SP; ainda pode chover na cidade
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A tempestade prevista para este sábado (18/11) no estado de São Paulo atingiu a cidade de Ubatuba, no litoral norte, no fim da tarde. Imagens gravadas por pessoas que frequentam as praias mostram o vento forte arrancando galhos, com muita chuva.
Uma das gravações traz a Praia do Sapê, na parte sul da cidade. O temporal balança os coqueiros, e a chuva castiga o quintal de uma casa na região. Também há registro de ventos fortes nas proximidades do iate clube de Ubatuba, com poeira levantando ao fundo.
A recepcionista Bruna Ruiz, 32 anos, afirma que choveu por cerca de 10 minutos, mas de forma muito intensa na região da Praia do Sapê. “Foi o suficiente para fazer muita bagunça”, diz.
Bruna conta que sua própria casa perdeu algumas telhas e que estava na rua no momento em que aconteceram o vendaval e a chuva forte. “Vi pessoalmente. Foi aterrorizante, muito forte o vento. Tem muitos galhos no chão”, disse.
Ubatuba é um município gigantesco e, segundo Bruna, pessoas que estão hospedadas no local onde trabalha e que estavam em outras regiões da cidade nem viram chuva. “Temos hóspedes que estavam no norte de Ubatuba e por lá foi tranquilo”, pontuou.
Nos últimos dias, a Defesa Civil alertou para a possibilidade de rajadas de vento de até 100 km/h no estado de São Paulo. O motivo é a combinação das altas temperaturas, da chegada de uma frente fria e da umidade trazida da região amazônica.
Capital
A sensação térmica passou de 39,2°C na zona sul de São Paulo, na tarde deste sábado (18/11). Até o início desta noite, a previsão de tempestade ainda não tinha se concretizado na cidade, e o tempo seguia abafado em toda a capital paulista.
Durante a tarde, a média das temperaturas máximas chegou a 34,4°C, ainda bastante quente, mas inferior à registrada nos últimos dias.
Ao longo do dia, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) chegou a registrar sensação térmica de 39,2°C no bairro do Campo Limpo, na zona sul da cidade — a temperatura máxima, entretanto, chegou a 34,9°C no bairro. A sensação térmica é um cálculo matemático que leva em consideração velocidade do vento, umidade e temperatura do ar.
Segundo o CGE, houve rajadas de vento próximas a 60 km/h na capital paulista ao longo do dia. Na Lapa, na zona oeste, a 58,2 km/h, a maior até as 18h deste sábado.
A previsão para as próximas horas é que o tempo siga abafado, com temperaturas elevadas. Segundo o órgão da prefeitura, não estão descartadas chuvas mais generalizadas e intensas rajadas de vento ainda na noite de sábado, porque a frente fria avança pelo litoral paulista.