Temperatura despenca mais de 16°C em 3 horas e calor dá trégua em SP
Temperatura caiu mais de 16°C em 3 horas na capital paulista com chegada de brisa marítima a SP; segundo CGE, calor deve continuar
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A temperatura despencou mais de 16°C em cerca de três horas nesta terça-feira (14/11) em São Paulo. O calor intenso deu uma trégua no meio da tarde e até garoou em alguns bairros da zona sul paulistana.
A temperatura mais alta na capital paulista foi registrada na estação meteorológica da Mooca, com 39,1°C por volta das 14h, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Menos de três horas depois, por volta das 16h30, o mesmo termômetro marcava 23,9°C.
A diferença entre máxima e mínima (amplitude térmica) foi ainda maior na Vila Mariana, na zona sul, que registrou o calor mais intenso da cidade nos dois dias anteriores, chegando a 39,5°C na segunda-feira (13/11).
Nesta terça, o termômetro oficial do bairro, que fica em terreno da Sabesp no cruzamento entre as Ruas Vergueiro e Conceição Veloso, na caixa d’água, registrou 38,7° pouco antes das 13h. Às 16h30, marcava apenas 22,3°C.
A mudança no tempo foi detectada também pelos termômetros de rua. Um mesmo equipamento a 100 metros da estação oficial do CGE marcava 41°C por volta das 14h. Às 16h30, apontava 27°C.
Em pouco mais de duas horas, o cenário mudou completamente. De um dia ensolarado, com trabalhadores tentando se abrigar do sol e caprichando na hidratação, para um fim de tarde nublado, com a garoa que já foi símbolo de São Paulo no passado. A umidade relativa do ar pulou de 24,2% para 80,7%.
O CGE deu uma explicação para a mudança no tempo. “A brisa marítima já se faz presente a partir do extremo sul da Capital, o que poderá gerar instabilidades isoladas de curta duração, inclusive nas cidades vizinhas da Grande SP. Durante a noite não há previsão de chuva, apenas variação de nuvens”, disse, em nota.
Apesar da alteração brusca nesta terça, o CGE segue mantendo a previsão de forte calor nos próximos dias e possibilidade de chuvas rápidas nos fins de tarde.