Telas em pontos de ônibus vão “conversar” com passageiros sós à noite
Passageiros sozinhos nos pontos poderão realizar videochamadas com atendentes enquanto esperam pelo transporte; veja onde estão instalados
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A partir desta terça-feira (29/8), passageiros que estiverem sozinhos em alguns pontos de ônibus de São Paulo durante a noite poderão ter uma companhia virtual enquanto esperam a chegada do transporte municipal.
Começa nesta data o projeto Abrigo Amigo, que vai transformar 10 telas publicitárias de pontos de ônibus da cidade em painéis inteligentes, equipados com câmeras, microfones, chip de internet e sensor de presença.
A ideia é que o equipamento identifique quando uma pessoa estiver sozinha no local e convide o passageiro para uma videochamada com uma atendente. A conversa dura até que o ônibus chegue e a pessoa embarque.
Os painéis inteligentes funcionarão entre 20h e 5h, e as atendentes são preparadas para acionar serviços de segurança pública e saúde durante situações de emergência.
O primeiro ponto de ônibus a receber a tecnologia é o da Av. Doutor Arnaldo, na altura do número 455, próximo à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Os outros nove equipamentos serão instalados em pontos localizados no centro da capital, como a Avenida Brigadeiro Luís Antônio, no Jardim Paulista, e a Avenida Ipiranga, na República (veja lista completa abaixo).
Segundo o governo de São Paulo, os locais foram escolhidos em regiões classificadas como “mais sensíveis para o público feminino” e com menos movimento durante o período noturno. Regiões periféricas de São Paulo não foram contempladas pela iniciativa até o momento.
O projeto foi desenvolvido pela Eletromidia, empresa proprietária das telas publicitárias, em parceria com a agência AlmapBBDO, e tinha como foco inicial ampliar a sensação de segurança para mulheres. A Eletromidia afirma, no entanto, que a videochamada poderá ser acionada por pessoas de qualquer gênero.
A empresa afirma que o objetivo é chegar ao número de 70 painéis instalados na capital paulista, além de outros 30 divididos entre Rio de Janeiro e Campinas. Em São Paulo, o projeto recebeu recursos do governo estadual para a implementação. A gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) não informou quanto investiu no Abrigo Amigo.
Em junho deste ano, um vídeo que mostra como seria o funcionamento da iniciativa viralizou nas redes sociais. A campanha foi premiada com o Leão de Ouro, prêmio do mercado publicitário, em Cannes. Veja o vídeo abaixo:
Onde ficarão as telas
Confira os endereços que vão receber os painéis inteligentes:
Av. Dr. Arnaldo, 455 – Metrô Clínicas – FMUSP
Av. Ipiranga, 146 X Praça da República – Metrô República
Av. Ipiranga, 102 X R. da Consolação, próximo ao Edifício Copan
Av. Auro Soares M. Andrade X Estação Palmeiras-Barra Funda
Av. Angélica, 501 X Al. Barros
A. Brig. Luís Antônio, 4720 X R. Henrique Martins – Hotel Unique
Av. República do Líbano, 1812 X R. Inhambu
Av. Horacio Lafer, 473 X R. Lopes Neto
Av. Diógenes Ribeiro de Lima, 661 X Av. Dona Elisa de Mendes
Av. Jabaquara, 2443 X Metrô São Judas