metropoles.com

Telas em pontos de ônibus vão “conversar” com passageiros sós à noite

Passageiros sozinhos nos pontos poderão realizar videochamadas com atendentes enquanto esperam pelo transporte; veja onde estão instalados

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Imagem colorida mostra mulher em ponto de ônibus em videochamada com atendente da Eletromídia, no projeto Abrigo Amigo. Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra mulher em ponto de ônibus em videochamada com atendente da Eletromídia, no projeto Abrigo Amigo. Metrópoles - Foto: Reprodução

São Paulo – A partir desta terça-feira (29/8), passageiros que estiverem sozinhos em alguns pontos de ônibus de São Paulo durante a noite poderão ter uma companhia virtual enquanto esperam a chegada do transporte municipal.

Começa nesta data o projeto Abrigo Amigo, que vai transformar 10 telas publicitárias de pontos de ônibus da cidade em painéis inteligentes, equipados com câmeras, microfones, chip de internet e sensor de presença.

A ideia é que o equipamento identifique quando uma pessoa estiver sozinha no local e convide o passageiro para uma videochamada com uma atendente. A conversa dura até que o ônibus chegue e a pessoa embarque.

Os painéis inteligentes funcionarão entre 20h e 5h, e as atendentes são preparadas para acionar serviços de segurança pública e saúde durante situações de emergência.

O primeiro ponto de ônibus a receber a tecnologia é o da Av. Doutor Arnaldo, na altura do número 455, próximo à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Os outros nove  equipamentos serão instalados em pontos localizados no centro da capital, como a Avenida Brigadeiro Luís Antônio, no Jardim Paulista, e a Avenida Ipiranga, na República (veja lista completa abaixo).

Segundo o governo de São Paulo, os locais foram escolhidos em regiões classificadas como “mais sensíveis para o público feminino” e com menos movimento durante o período noturno. Regiões periféricas de São Paulo não foram contempladas pela iniciativa até o momento.

O projeto foi desenvolvido pela Eletromidia, empresa proprietária das telas publicitárias, em parceria com a agência AlmapBBDO, e tinha como foco inicial ampliar a sensação de segurança para mulheres. A Eletromidia afirma, no entanto, que a videochamada poderá ser acionada por pessoas de qualquer gênero.

A empresa afirma que o objetivo é chegar ao número de 70 painéis instalados na capital paulista, além de outros 30 divididos entre Rio de Janeiro e Campinas. Em São Paulo, o projeto recebeu recursos do governo estadual para a implementação. A gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) não informou quanto investiu no Abrigo Amigo.

Em junho deste ano, um vídeo que mostra como seria o funcionamento da iniciativa viralizou nas redes sociais. A campanha foi premiada com o Leão de Ouro, prêmio do mercado publicitário, em Cannes. Veja o vídeo abaixo:

Onde ficarão as telas

Confira os endereços que vão receber os painéis inteligentes:

Av. Dr. Arnaldo, 455 – Metrô Clínicas – FMUSP
Av. Ipiranga, 146 X Praça da República – Metrô República
Av. Ipiranga, 102 X R. da Consolação, próximo ao Edifício Copan
Av. Auro Soares M. Andrade X Estação Palmeiras-Barra Funda
Av. Angélica, 501 X Al. Barros
A. Brig. Luís Antônio, 4720 X R. Henrique Martins – Hotel Unique
Av. República do Líbano, 1812 X R. Inhambu
Av. Horacio Lafer, 473 X R. Lopes Neto
Av. Diógenes Ribeiro de Lima, 661 X Av. Dona Elisa de Mendes
Av. Jabaquara, 2443 X Metrô São Judas

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?