Teatro Oficina: veja escada removida de terreno de Silvio Santos em SP
Laudo pericial traz imagens da escada do Teatro Oficina removida de terreno do Grupo Silvio Santos com autorização da Justiça
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A decisão judicial que autorizou a remoção da escada que ligava os fundos do Teatro Oficina com o terreno do Grupo Silvio Santos, em setembro do ano passado, teve como base um laudo pericial concluído em janeiro de 2023. Nas 49 páginas do documento, constam imagens da estrutura.
A partir do laudo, a juíza Daniela Dejuste de Paula concedeu o direito de o grupo empresarial remover a escada do terreno. Com relação ao emparedamento dos arcos que davam acesso à escada, que ocorreu na segunda-feira (5/2), a magistrada acolheu pedido do Ministério Público de São Paulo (MPSP) para que fosse feito somente após autorização dos órgãos de defesa do patrimônio. O Teatro Oficina é tombado.
Tanto o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) quanto o Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) afirmaram que não houve o pedido por parte do Grupo Silvio Santos para realizar o fechamento dessas aberturas. O Iphan realizou uma vistoria no local nesta terça (6/2).
O que diz o Grupo Silvio Santos
O Grupo Silvio Santos disse que “só buscou reparar o estado original de nosso imóvel após longa e exaustiva discussão jurídica que reconheceu, nos autos do processo, que a referida escada nunca havia sido parte do tombamento do Teatro Oficina”.
Segundo o grupo empresarial, foi comprovado o direito, obteve-se a decisão favorável e foi cumprida a decisão judicial. “O correto teria sido a outra parte ter executado o reparo, mas, pela incapacidade financeira alegada, o Juízo entendeu que o GSS poderia fazê-lo”, afirmou, em nota. “Reforçamos que temos muito respeito pelo Teatro Oficina e esperamos que compreendam”, disse.