TCM vai avaliar qualidade das fraldas fornecidas pela Prefeitura de SP
TCM aprovou em sessão plenária a apuração de denúncia sobre falta e má qualidade de fraldas descartáveis distribuídas nos postos de saúde
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Em sessão plenária nesta quarta-feira (23/8), auditores do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) aprovaram a inspeção da qualidade e quantidade de fraldas descartáveis fornecidas pela Prefeitura de São Paulo.
O tema entrou em pauta no TCM após denúncia veiculada pela TV Globo sobre a falta de fraldas descartáveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a má qualidade do produto distribuído. Segundo dados levantados pela emissora, a prefeitura reduziu em 11 milhões o número de fraldas entregues à população nos últimos quatro anos.
Moradores da cidade também estariam se queixando da baixa absorção das fraldas, o que obrigaria o uso de duas unidades a cada troca para evitar vazamentos. Dessa forma, as 120 fraldas distribuídas mensalmente durariam apenas 15 dias, de acordo com o TCM.
Fiscalização rápida
Segundo o Tribunal de Contas, a inspeção é uma modalidade de fiscalização mais rápida porque é focada em problemas pontuais. Seu objetivo é verificar denúncias e representações de assuntos que precisam de uma atuação imediata.
TCM aprova contas, mas volta a alertar Nunes sobre precatórios
Após o relatório da auditoria, a prefeitura será oficiada para enviar informações e esclarecimentos ao TCMSP.
Procurada pelo Metrópoles, a Secretaria Municipal de Saúde informou que não foi notificada sobre a inspeção do TCM e vai aguardar para se pronunciar.