metropoles.com

TCM dá 15 dias para gestão Nunes explicar prejuízos com chuva e apagão

Tribunal questiona os gastos extraordinários realizados pela Prefeitura de São Paulo com os estragos provocados pelo temporal

atualizado

Compartilhar notícia

TCM-SP/Divulgação
Imagem colorida mostra prédio do TCM. Edifício tem formato quadrado. Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra prédio do TCM. Edifício tem formato quadrado. Metrópoles - Foto: TCM-SP/Divulgação

São Paulo – O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM) decidiu, por unanimidade, dar 15 dias de prazo para a gestão Ricardo Nunes (MDB) relatar os prejuízos provocados aos cofres públicos pelo apagão de energia elétrica provocado pela tempestade da última sexta-feira (3/11) e deixou 8 mortos.

Os cinco conselheiros do TCM se reuniram nesta quarta-feira (8/11) e elaboraram ofício no qual questiona os gastos extraordinários realizados pela Prefeitura de São Paulo para a retomada da rotina na cidade após os estragos provocados pelo temporal, que teve ventos de mais de 100 km/h. O documento foi enviado às secretarias municipais de Governo Municipal e à Especial de Mudanças Climáticas.

O ofício solicita o detalhamento de gastos com itens como a retomada da rotina na prestação de serviços públicos, liberação de vias públicas, retomada de serviços de infraestrutura básica e suprimento de pessoal em unidades municipais.

O balanço precisará trazer também as perdas de produtos que obrigatoriamente exigem refrigeração controlada e interrupta em lugares como hospitais, postos de saúde e escolas municipais.

A decisão vem no sexto dia de apagão na distribuição de energia que afetou 2,1 milhões de imóveis na capital e em cidades da Grande São Paulo atendidas pela Enel. A previsão inicial da concessionária era que a energia fosse totalmente restabelecida até essa terça-feira (7/11), mas isso não aconteceu. Até o meio da tarde desta quarta, 11 mil imóveis seguiam sem energia, segundo a Enel.

A Prefeitura de São Paulo disse que não foi notificada pelo TCM e, quando o for, prestará todos os esclarecimentos necessários.

Já a Enel afirmou, em nota nesta quarta, que prestará todas as informações necessárias para as autoridades: “A companhia acrescenta que mantém uma relação de transparência com seus clientes e todos os seus públicos e está fortemente comprometida em oferecer um serviço cada vez melhor à população”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?