metropoles.com

TCE determina abertura de “caixa-preta” das contas de Doria e Garcia

A decisão, inédita no TCE-SP, determina que sejam divulgados os descontos em impostos para empresas durante a gestão de Doria e Garcia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Governo de SP
João Doria e Rodrigo Garcia
1 de 1 João Doria e Rodrigo Garcia - Foto: Divulgação/Governo de SP

São Paulo – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) adiou, nesta quarta-feira (21/6), o julgamento das contas de 2022 da gestão João Doria (sem partido) e Rodrigo Garcia (PSDB). A decisão, inédita no órgão, determina que sejam divulgados os descontos em impostos para empresas, informação que vinha sendo tratada com sigilo pelos ex-governadores.

No entendimento da Corte, o balanço financeiro só pode ser devidamente analisado se o TCE tiver acesso ao impacto orçamentário dos descontos, estimados em R$ 53 bilhões, nas contas estaduais. A gestão tem até segunda-feira (26/6) para encaminhar os dados solicitados.

A abertura da “caixa-preta” dos descontos, chamados de renúncias fiscais, é uma demanda recorrente do TCE desde 2015. Em 2021, ao aprovar com ressalvas as contas do governo Doria, o órgão recomendou a publicação das renúncias sob a possibilidade de reprovar as contas de 2022 em caso de descumprimento.

O governo alegou sigilo fiscal para não divulgar os dados. Um parecer do Ministério Público de Contas (MPC) pediu a rejeição das contas por entender que houve “um suscitado retrocesso” na transparência e argumentou que as renúncias devem ser tratadas como gastos públicos.

TCE cobra que renúncias mostrem benefícios à sociedade

“A sociedade tem o direito de saber qual o benefício que os bilhões deixados de receber de grandes ou pequenas empregas retornem em quantidade e empregos gerados”, declarou o conselheiro Antônio Roque Citadini, relator das contas no TCE.

No relatório, Roque Citadini afirmou que a renúncia fiscal deve ser tratada como um investimento do governo. “Não pode ser simplesmente uma isenção de recolhimento de tributo que beneficie uma ou mais empresas sem nenhum retorno para a sociedade”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?