metropoles.com

TCE dá sinal verde para governo Tarcísio privatizar Emae

Governo Tarcísio incluiu privatização da Empresa Metropolitana de Água e Energia (Emae) em pacote de 15 concessões para a iniciativa privada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Governo do Estado de São Pauo/Divulgação
Tarcísio de Freita
1 de 1 Tarcísio de Freita - Foto: Governo do Estado de São Pauo/Divulgação

São Paulo – O Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou a nova proposta de edital do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) para privatizar a Empresa Metropolitana de Água e Energia (Emae). Em março, a corte havia suspendido o processo de contratação da consultoria que iria estruturar a privatização.

A concessão da Emae é parte do Programa de Parcerias em Investimentos (PPI) do governo paulista, que pretende repassar ao menos 15 ativos à iniciativa privada ainda em 2023.

Com a aprovação do TCE, nessa quarta-feira (19/4), o governo republicará o edital e dará início à contratação de consultores para dar início ao processo. A decisão representa uma derrota para a oposição à gestão Tarcísio. A bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) foi a responsável por acionar o tribunal contra o edital.

A Emae é uma empresa geradora de energia que também controla o volume de água do Rio Pinheiros, na capital. A desestatização da empresa é tratada como uma espécie de teste para a privatização da Sabesp, vista como a “joia da coroa” no plano de privatizações do governo paulista.

“A decisão representa um expressivo avanço para o estado, pois a escolha do pregão como modelo de contratação, no caso da Emae, significa uma solução mais eficiente e econômica para São Paulo”, afirmou a procuradora-geral do Estado, Inês Coimbra.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?