metropoles.com

TCE dá 5 dias para governo Tarcísio explicar venda de terras devolutas

Tarcísio usa lei contestada no STF para dar descontos de até 90% na venda de terras públicas a fazendeiros que as ocupam irregularmente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas cercado de pessoas em dia de coletiva de imprensa para anúncio de novos nomes para secretarias do próximo governo - Metrópoles
1 de 1 O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas cercado de pessoas em dia de coletiva de imprensa para anúncio de novos nomes para secretarias do próximo governo - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) deu um prazo de cinco dias para que o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) explique a venda de terras públicas para fazendeiros que as ocupam irregularmente com descontos de até 90%.

O ofício, publicado nesta quarta-feira (13/9), atende a um pedido do deputado estadual Paulo Fiorilo (PT), líder da bancada petista na Assembleia Legislativa (Alesp), e cobra explicações da Secretária de Agricultura, do Instituto de Terras de São Paulo (Itesp) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

Em maio, o Metrópoles divulgou que o governo Tarcísio vem usando uma lei contestada no Supremo Tribunal Federal (STF) para repassar, a toque de caixa, milhares de hectares de terras públicas aos fazendeiros que as ocupam de forma irregular.

A lei que autoriza a venda das terras foi aprovada e regulamentada na gestão Rodrigo Garcia (PSDB), no ano passado, mas os processos de regularização tiveram início apenas em 2023.

Os procedimentos são de responsabilidade do Itesp, que tem como diretor-executivo o suplente de deputado federal Guilherme Piai (Republicanos-SP), correligionário de Tarcísio.

Nessa quinta-feira (14/9), a partir de 17h, Tarcísio e Piai são aguardados em evento que prevê a entrega de títulos de regularização em Presidente Prudente, cidade do oeste paulista.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?