metropoles.com

Tatuzão vai “pular” estação atrasada da Linha 6-Laranja do metrô de SP

Tarcísio afirma que a escavação da Linha 6-Laranja vai seguir sem passar pela estação 14-Bis, onde há uma investigação arqueológica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Governo de São Paulo
Imagem colorida mostra estação da Linha 6 em obras - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra estação da Linha 6 em obras - Metrópoles - Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

São Paulo — O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que a escavação do túnel da Linha 6-Laranja do metrô vai seguir sem passar pela estação 14-Bis, na região central da cidade, que está com obras atrasadas. A estação, no entanto, está mantida nos planos do governo.

Nessa segunda-feira (30/9), Tarcísio realizou uma visita nas obras do Pátio Morro Grande. A jornalistas, o governador comentou o atraso na 14-Bis, que está com apenas 10% das obras concluídas. Durante as escavações do “Tatuzão”, como é conhecida a tuneladora, um sítio arqueológico foi encontrado no local.

“Não está descartado [a estação 14-Bis], absolutamente. Isso aí não vai interferir no cronograma, a gente passa com a escavação, com o túnel, depois a gente faz a estação, sem qualquer problema. Inclusive, a técnica que nós vamos usar em boa parte da Linha 2, principalmente no segmento da Penha até a Dutra, que vai chegar em Guarulhos, nós vamos fazer o túnel para depois fazer a estação”, afirmou Tarcísio.

A Linha Uni, consórcio responsável pela obra e pela gestão do ramal em sistema de concessão por 30 anos, disse que apresentou um projeto de aceleração de obras e alternativas técnicas que contemplam a 14 Bis-Saracura.

Mas, de acordo com a empresa, o avanço das atividades depende de posicionamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) quanto à conclusão dos resgates arqueológicos no local.

A previsão do governo é que a linha comece a operar parcialmente no trecho entre as estações Brasilândia e Pompeia até 2026. O último comunicado divulgado pela gestão estadual aponta que obras da linha estão 67,5% concluídas e serão entregues em 2026.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?