metropoles.com

Tatuzão da Linha 6 do Metrô chega à estação PUC-Cardoso de Almeida

Tatuzão, também conhecido como tuneladora, chegou à futura estação PUC-Cardoso de Almeida, da Linha 6-Laranja, na zona oeste de SP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Construtora Acciona
Imagem mostra tatuzão escavando túnel do metrô - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra tatuzão escavando túnel do metrô - Metrópoles - Foto: Divulgação/Construtora Acciona

São Paulo — O tatuzão que escava os subsolo da cidade de São Paulo para a construção da Linha 6-Laranja chegou nesta quarta-feira (31/1) à futura Estação PUC-Cardoso de Almeida, na zona oeste. Segundo a responsável pela obra, a construtora Acciona, são sete estações conectadas até o momento. A previsão é a de que a linha esteja em operação ao menos parcial em 2026.

A tuneladora, como também é conhecido o tatuzão, tem avançado a um ritmo aproximado de 9 metros por dia. Apelidada de Maria Leopoldina, a escavadora tem 10,61 metros de diâmetro e pesa 2.000 toneladas. Depois de chegar à PUC, o próximo ponto será a futura Estação Faap-Pacaembu.

Segundo a construtora, são necessárias 50 pessoas, divididas em três turnos, para operar a máquina, que tem refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante, cabine de comando e uma série de equipamentos.

A Acciona afirma que a tuneladora já escavou 4,5 km. A perfuração até seguirá até a Estação São Joaquim, na região central, passando por outras cinco paradas.

Outro tatuzão tem se deslocado em direção à zona norte da capital, por isso a Linha 6 conta, no total, com 6,7 km de túneis construídos até o momento.

A previsão é a de que a Linha 6 transporte 630 mil passageiros por dia, reduzindo o tempo de deslocamento da Brasilândia até a Estação São Joaquim para 23 minutos — estima-se em 1h30 com ônibus, atualmente.

A linha é uma parceria público-privada e será operada pela concessionária Linha Uni, por 19 anos, com o término das obras.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?