metropoles.com

Tarcísio visita “tatuzão” do metrô e anuncia plano de 6 novas estações

Tarcísio de Freitas acompanhou chegada do “tatuzão” ao bairro da Pompeia, na zona oeste, e prometeu ampliação da futura Linha 6-Laranja

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Governo do Estado de São Paulo/Divulgação
Imagem colorida mostra Tarcísio de Freitas com EPIs em obra do Metrô - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Tarcísio de Freitas com EPIs em obra do Metrô - Metrópoles - Foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

São Paulo – Ao acompanhar a chegada da máquina tuneladora, o chamado “tatuzão”, que escava os túneis da futura Linha 6-Laranja da rede de metrô de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Repubicanos) anunciou, no fim da manhã desta quarta-feira (31/5), estudos para a construção de mais seis estações do ramal e a chegada da linha até a zona sul da cidade.

“Nós temos de aproveitar que já existe uma mobilização de duas toneladoras, uma em cada direção. Então, se a gente tem a intenção e percebe que faz sentido expandir o metrô nessas direções, porque agrega mais usuários neste sistema, vamos fazer esses estudos imediatamente”, disse o governador.

A Linha 6-Laranja vai da Estação São Joaquim, no centro da cidade, até Brasilândia, na zona norte. A proposta é que o ramal ganhe mais cinco quilômetros, além dos 15,9 quilômetros já em obras, fazendo com que o ramal chegue até a Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na zona norte, e até as demais linhas de metrô do centro.

Segundo Tarcísio, duas das novas estações serão na zona norte e as outras quatro ficarão na zona sul.

O governador, no entanto, disse que os custos e prazos para a ampliação das obras ainda está em estudo e que ainda não há informações fechadas nesse sentido.

Tuneladora

A Linha 6-Laranja emprega atualmente 8.500 pessoas, em 35 frentes de trabalho diferentes. O ramal, quando pronto, deve transportar mais de 600 mil pessoas por dia. A obra é uma Parceria Público-Privada (PPP) tocada pela empresa espanhola Acciona e pelo governo paulista, por meio do consórcio Linhauni.

O “tatuzão” é uma máquina que, ao mesmo tempo, escava o túnel por onde passarão os trens e constrói as paredes definitivas que darão sustentação à estrutura. A máquina vem escavando, em média, 17 metros de túnel por dia, com recordes que já chegaram a 34 metros em um único dia.

As máquinas estão em operação desde dezembro de 2021. A promessa é que a obra fique pronta em 2025.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?