metropoles.com

Tarcísio veta proibição a “coleira de choque” em pet e mais 5 projetos

Governador Tarcísio de Freitas publicou vetos a seis projetos de lei que haviam sido aprovados pela Alesp em agosto

atualizado

Compartilhar notícia

Pinterest/Reprodução
Cachorro com coleira na boca
1 de 1 Cachorro com coleira na boca - Foto: Pinterest/Reprodução

São Paulo – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) vetou projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa (Alesp) que proibia a fabricação e a venda de “coleira de choque” para ser usada em animais. O veto foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (14/9).

Segundo Tarcísio, o texto extrapola a competência legislativa do Estado. Na justificativa para derrubar o projeto, o governador afirma que o Supremo Tribunal Federal (STF) costuma reconhecer como inconstitucionais as leis estaduais que proíbem a comercialização de produtos.

O projeto de lei, de autoria de Ricardo França e Clarice Ganem (ambos do Podemos), chama as coleiras com impulso eletrônico, conhecidas como “coleiras de choque”, e as coleiras ultrassônicas de “instrumento de crueldade” contra os animais.

Além do texto relativo às coleiras, o governador também vetou outras cinco propostas sob a justificativa de inconstitucionalidade:

  • Projeto que institui a Política Pública de Conscientização sobre Proteção e Combate ao HPV;
  • Projeto que institui o Sistema Estadual de Prevenção, Informações e Monitoramento de Desastres Climáticos e Ambientais;
  • Projeto que obriga unidades de saúde e farmácias populares a publicarem os registro de estoque de medicamentos disponíveis nos locais;
  • Projeto que determina o fornecimento de fone antirruído para autistas;
  • Projeto que obriga estabelecimentos que despacham ou recebem mercadorias de caminhoneiros a instalarem pontos de apoio para os condutores e ajudantes.

Vetos já eram previstos

Conforme publicado pelo Metrópoles no mês passado, aliados de Tarcísio previam que o governador enfrentaria desgaste político ao vetar muitos dos 57 projetos aprovados pela Alesp justamente por serem inconstitucionais.

Parte das críticas entre aliados de Tarcísio recaem sobre o deputado Jorge Wilson, o “Xerife do Consumidor”, líder do governo na Casa, e sobre o secretário de Governo, Gilberto Kassab (PSD), escalado por Tarcísio para coordenar a articulação política do governo.

Deputados ouvidos pela reportagem disseram que é papel do líder de governo verificar os projetos, um a um, para ver quais correm o risco de veto e conversar com os deputados para que alterem ou removam os textos. Esse filtro pouparia o governador de ter que vetar os projetos depois.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?