metropoles.com

Tarcísio vai a Brasília para reunião fora da agenda sobre obras do PAC

Construção do túnel Santos-Guarujá, promessa de campanha de Tarcísio, foi incluída no PAC sem a participação do governo de SP

atualizado

Compartilhar notícia

Governo do Estado de São Paulo
foto colorida do governador Tarcísio de Freitas, de paletó escuro e camisa azul clara - Metrópoles
1 de 1 foto colorida do governador Tarcísio de Freitas, de paletó escuro e camisa azul clara - Metrópoles - Foto: Governo do Estado de São Paulo

São Paulo – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) viajou a Brasília nesta terça-feira (30/1) para uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), seu correligionário, sobre a participação do governo estadual nas obras do túnel Santos-Guarujá, que ligará as duas cidades do litoral sul paulista.

A construção de um túnel seco entre os municípios foi uma das promessas de campanha do governador e, segundo o próprio Tarcísio, foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) após solicitação do governo estadual.

No entanto, o projeto que está sendo desenvolvido pelo governo federal não previa a participação do governo paulista na empreitada. Tarcísio procurou lula, Silvio e o ministro Rui Costa (Casa Civil) para tentar resolver o impasse, em um encontro que não constava em nenhuma das agendas.

Após a reunião, Lula recuou e aceitou a parceria com o governo Tarcísio. Além do túnel seco, o governo federal tem parcerias com o Estado de São Paulo para a extensão da Linha 2-Verde do Metrô, para a construção da Linha 6-Laranja e do futuro Trem Intercidades, que ligará a capital paulista a Campinas.

7 imagens
Tarcísio de Freitas e Jair Bolsonaro
Tarcísio assina acordo com o presidente Lula e o vice, Geraldo Alckmin
Tarcísio de Freitas dá início à operação do Tatuzão nas obra da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo
Tarcísio e o prefeito da capital, Ricardo Nunes
Tarcísio de Freitas, na B3, durante leilão do Trecho Norte do Rodoanel
1 de 7

O governador Tarcísio de Freitas, durante balanço de fim de ano, em 2023

Francisco Cepeda/Governo do Estado de SP
2 de 7

Tarcísio de Freitas e Jair Bolsonaro

Allan Santos/ PR
3 de 7

Tarcísio assina acordo com o presidente Lula e o vice, Geraldo Alckmin

Ricardo Stuckert / PR
4 de 7

Tarcísio de Freitas dá início à operação do Tatuzão nas obra da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo

Francisco Cepeda/Governo de SP
5 de 7

Tarcísio e o prefeito da capital, Ricardo Nunes

Gildson Di Souza/Prefeitura de São Paulo
6 de 7

Tarcísio de Freitas, na B3, durante leilão do Trecho Norte do Rodoanel

Governo do Estado de São Paulo
7 de 7

Tarcísio de Freitas participa da Marcha para Jesus em São Paulo

Fabio Vieira/Metrópoles

As obras do túnel Santos-Guarujá

Discutida há quase 100 anos, a construção da travessia seca Santos-Guarujá já foi prometida pelo atual vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) em seu terceiro mandato como governador de São Paulo (2011-2014).

O projeto, inclusive, foi abordado na primeira reunião entre Tarcísio e Lula, em janeiro do ano passado, que tratava da proposta de privatização do Porto de Santos, outro desejo do governador paulista.

A Autoridade Portuária de Santos, estatal federal responsável por administrar o porto, pretende fazer um leilão ainda neste ano para as obras de construção do túnel seco por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). Há previsão de investimentos de R$ 6 bilhões.

A autoridade portuária tem cerca de metade deste valor em caixa reservado para a obra. A parceira privada da empreitada faria investimentos adicionais e, em troca, obteria os direitos de exploração econômica da ligação.

No fim do ano passado, o conselho de administração do porto autorizou a contratação da Fundação Vanzolini para a elaboração da PPP. Anderson Pomini, aliado de Márcio França (PSB) que preside o porto, realizou 18 reuniões com as prefeituras das duas cidades para detalhar o projeto.

O túnel deve ter 800 metros de extensão, com faixas para veículos, ciclovias, pedestres e o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) da baixada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?