metropoles.com

Tarcísio transfere gabinete para São Sebastião após tragédia da chuva

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou que vai ficar em São Sebastião para acelerar ações de assistência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Governo do Estado de São Paulo
Tarcísio de Freitas
1 de 1 Tarcísio de Freitas - Foto: Governo do Estado de São Paulo

São Paulo – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) transferiu seu gabinete nesta segunda-feira (20/2) para São Sebastião, município no litoral norte de São Paulo mais afetado pela tragédia das chuvas no fim de semana.

Segundo o governo de São Paulo, o objetivo é acelerar as ações de assistência na cidade, que registrou 35 mortes até o momento. “Ficaremos o tempo que for necessário”, afirmou Tarcísio.

No domingo (19/2), Tarcísio decretou estado de calamidade pública em São Sebastião, além das cidades de Ubatuba, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga. Foi anunciado investimento de R$ 7 milhões por meio de crédito suplementar para ações nesses locais.

Nesta tarde, o governador afirmou que vai “trabalhar no regime de cooperação” para recuperar os locais afetados pelo temporal. O pronunciamento aconteceu ao lado do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) e do prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB).

Ilhados

Segundo Tarcísio, ainda há pessoas ilhadas e incomunicáveis em São Sebastião, Os pontos mais afetados são o Juquehy e a Barra do Sahy.

Cerca de 600 pessoas das forças de segurança atuam na região. Duas aeronaves do Exército também são usadas para chegar aos locais com difícil acesso – e o governo aguarda mais quatro aeronaves para auxiliar nos resgates.

Reconstrução será lenta, diz prefeito

Na ocasião, o prefeito Felipe Augusto afirmou que a prioridade do município é buscar vidas e não deu prazo para a reconstrução da cidade. O bairro de Toque-Toque, por exemplo, está 80% destruído.

“Todo o processo de reconstrução do município será lento, em função dos estragos da rodovia”, disse o prefeito de São Sebastião.

Os bombeiros estimam que, até o momento, pelo menos 40 pessoas estejam soterradas após deslizamentos de terra na cidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?