Tarcísio transfere gabinete para São Sebastião após tragédia da chuva
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou que vai ficar em São Sebastião para acelerar ações de assistência
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) transferiu seu gabinete nesta segunda-feira (20/2) para São Sebastião, município no litoral norte de São Paulo mais afetado pela tragédia das chuvas no fim de semana.
Segundo o governo de São Paulo, o objetivo é acelerar as ações de assistência na cidade, que registrou 35 mortes até o momento. “Ficaremos o tempo que for necessário”, afirmou Tarcísio.
No domingo (19/2), Tarcísio decretou estado de calamidade pública em São Sebastião, além das cidades de Ubatuba, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga. Foi anunciado investimento de R$ 7 milhões por meio de crédito suplementar para ações nesses locais.
Nesta tarde, o governador afirmou que vai “trabalhar no regime de cooperação” para recuperar os locais afetados pelo temporal. O pronunciamento aconteceu ao lado do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) e do prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB).
Ilhados
Segundo Tarcísio, ainda há pessoas ilhadas e incomunicáveis em São Sebastião, Os pontos mais afetados são o Juquehy e a Barra do Sahy.
Cerca de 600 pessoas das forças de segurança atuam na região. Duas aeronaves do Exército também são usadas para chegar aos locais com difícil acesso – e o governo aguarda mais quatro aeronaves para auxiliar nos resgates.
Reconstrução será lenta, diz prefeito
Na ocasião, o prefeito Felipe Augusto afirmou que a prioridade do município é buscar vidas e não deu prazo para a reconstrução da cidade. O bairro de Toque-Toque, por exemplo, está 80% destruído.
“Todo o processo de reconstrução do município será lento, em função dos estragos da rodovia”, disse o prefeito de São Sebastião.
Os bombeiros estimam que, até o momento, pelo menos 40 pessoas estejam soterradas após deslizamentos de terra na cidade.