Tarcísio torna Dia da Consciência Negra feriado em todo o estado de SP
Projeto sancionado por Tarcísio é de autoria do PT; segundo o governo, data da Consciência Negra potencializa a cultura africana no Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) tornou o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, feriado oficial em todo o estado de São Paulo. Ele sancionou um projeto de lei do deputado estadual Teonilio Barba (PT) e a medida vale já para este ano.
O Dia da Consciência Negra é feriado em algumas localidades do estado, mas não fazia parte do calendário oficial paulista. A data é celebrada desde os anos 70, mas passou a ser feriado em algumas cidades brasileiras a partir de 2003.
Segundo o Palácio dos Bandeirantes, “a efeméride tem o objetivo de potencializar a importância do debate sobre o povo e a cultura africanas no Brasil, seja por meio da música, da política, da religião ou da gastronomia, entre várias outras áreas”.
A data é considerada um marco das pautas identitárias do Brasil. O dia é celebrado como a data de morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, representante da “resistência e da luta contra a opressão da escravidão”, ainda segundo o governo Tarcísio.
“(A sanção) me surpreendeu. Acho que é um gesto importante por parte do governo”, disse o deputado petista, que afirmou ter apresentado o projeto após compromisso firmado com grupos ativistas da causa.