metropoles.com

Tarcísio terá de divulgar fila de espera por internações e cirurgias

Governo Tarcísio de Freitas sancionou projeto de lei que obriga o governo a dar transparência sobre a fila para serviços médicos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Governo de SP
Foto colorida do governador Tarcísio de Freitas em discurso no Palácio dos Bandeirantes
1 de 1 Foto colorida do governador Tarcísio de Freitas em discurso no Palácio dos Bandeirantes - Foto: Divulgação/Governo de SP

São Paulo — O governo de São Paulo será obrigado a divulgar a ordem de espera dos pacientes que esperam vagas de internação e a de realização de procedimentos médicos no Sistema Único de Saúde (SUS) do estado oferecidos pela Central de Regulação de Oferta de Serviço de Saúde (CROSS).

A medida, inédita, é resultado da sanção, pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), nesta quarta-feira (13/9), de um projeto de lei de autoria dos deputados estaduais Clarice Ganem e Ricardo França (ambos do Podemos), aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) no mês passado.

A fila de espera deverá ser divulgada pela internet e trazer informações sobre o número do protocolo, a data e horário de entrada na fila, o procedimento a ser realizado e a data agendada para a realização dele.

A lei determina que todos os centros médicos que atendem o SUS, sejam municipais, estaduais ou privados que prestam serviços integrados à rede, sejam incluídos no sistema.

A fila de espera deverá respeitar o critério de “a anterioridade de inscrição” para o atendimento dos pacientes, mas a lei assegura que a avaliação de gravidade pode assegurar a pacientes mais urgentes a preferência para a realização dos procedimentos.

A lei entrará em vigor dentro de 120 dias. Neste período, o governo deve publicar um decreto regulamentando detalhes do novo serviço.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?