metropoles.com

Tarcísio tem gestão aprovada por 33% na capital, mostra Datafolha

Avaliação do governador oscilou positivamente, dentro da margem de erro, em relação à pesquisa de agosto; 37% consideram seu governo regular

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mônica Andrade/Governo do Estado de São Paulo
foto colorida do governador Tarcísio de Freitas - Metrópoles
1 de 1 foto colorida do governador Tarcísio de Freitas - Metrópoles - Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de São Paulo

São Paulo — A gestão do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é aprovada por 33% dos eleitores da capital, segundo pesquisa Datafolha divulgada na noite dessa segunda-feira (12/3). Em relação ao levantamento anterior, de agosto de 2023, houve uma oscilação positiva dentro da margem de erro — na ocasião, a aprovação foi de 30%.

Consideram seu governo regular 37% dos paulistanos (eram 38% em agosto) e ruim ou péssimo, 26% (27% anteriormente). Na atual pesquisa, 3% disseram não saber avaliar a gestão Tarcísio.

O atual levantamento do Datafolha foi realizado na cidade de São Paulo entre os dias 7 e 8 de março. Foram feitas 1.090 entrevistas com pessoas de 16 anos ou mais. A margem de erro, segundo o instituto, é de 3 pontos para mais ou para menos.

Entre aqueles que aprovam o governo Tarcísio, os melhores índices estão entre os homens (37% de ótimo/bom, ante 30% entre as mulheres) e os evangélicos (43%).

Já a maior resistência ao governador está entre aqueles com nível superior (reprovação de 37%). A avaliação também é ruim nos segmentos com renda de 5 a 10 salários mínimos e mais de 10 salários (41% e 38% de reprovação, respectivamente).

Apadrinhado político de referido de Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio tem a gestão avaliada como ótima ou boa por 21% dos que admitem votar no PT e por 87% dos que votam no PL.

Avaliação do governo Lula

A pesquisa Datafolha mostrou, também, que a reprovação ao governo Luiz Inácio Lula da Silva cresceu 9 pontos na cidade de São Paulo em um intervalo de pouco mais de seis meses. Já a aprovação à sua gestão caiu 7 pontos.

De acordo com a pesquisa, 34% dos entrevistados consideram o governo Lula péssimo — eram 25% no levantamento anterior, realizado em agosto de 2023.

Aqueles que avaliam a gestão petista ótima ou boa são 38% (eram 45% em agosto) e os que a classificam como regular totalizam 28% (29% na pesquisa anterior). Por fim, 1% não soube responder.

Prefeitura de São Paulo

A pesquisa trouxe, ainda, as intenções de voto nas eleições municipais deste ano. Guilherme Boulos (PSol), apoiado por Lula, e Ricardo Nunes (MDB), preferido de Jair Bolsonaro (PL), estão tecnicamente empatados na corrida à Prefeitura de São Paulo.

O primeiro cenário considera seis pré-candidatos, Boulos aparece com 30% das intenções de voto, contra 29% de Nunes.

Tabata Amaral (PSB) marca 8%, seguida de Marina Helena (Novo) com 7%, Kim Kataguiri (União Brasil) com 4% e Altino (PSTU) com 2%.

Num segundo cenário, sem Kataguiri, o empate se mantém, mas Nunes aparece à frente, com 30% das intenções de voto. Boulos fica com 29%; Tabata, com 9%; Marina Helena, com 7%; e Altino, com 1%. Os que declararam voto em branco ou nulo foram 16%; e 7% não souberam responder.

Por fim, num cenário sem Kataguiri e Tabata, Nunes e Boulos aparecem numericamente empatados, 33% das intenções de voto. Marina Helena fica em terceiro, com 8%; e Altino, com 2%. Brancos e Nulos representam 17%, e os que não sabem, 7%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?