Tarcísio sanciona auxílio-aluguel a vítimas de violência doméstica
Lei sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas se aplica a vítimas com medida protetiva expedida de acordo com a Lei Maria da Penha
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou uma lei que autoriza o pagamento de um auxílio-aluguel a vítimas de violência doméstica. O texto foi publicado nesta quarta-feira (8/2) no Diário Oficial.
Está apta a receber o auxílio a mulher que tiver “medida protetiva expedida de acordo com a Lei Maria da Penha” e que comprovar renda familiar anterior à separação de até dois salários mínimos.
No decreto publicado nesta quarta, Tarcísio também determinou a criação de um grupo de trabalho para colocar a nova lei em prática em até 90 dias.
“O Estado de São Paulo está ampliando as formas de proteção e acolhimento às vítimas de violência doméstica. O aluguel social é mais um instrumento para auxiliar essa mulher a romper o ciclo de violência e começar uma vida nova com mais segurança e autonomia”, disse o governador em nota.
O projeto que deu origem à lei é de autoria do deputado estadual Márcio Nakashima (PDT), irmão da advogada Mércia Nakashima, assassinada em 2010 pelo ex-policial militar Mizael Bispo de Souza.