Tarcísio repudia ataque a tiros contra o prefeito de Taboão da Serra
Nas redes sociais, Tarcísio de Freitas disse que vai trabalhar para investigar o caso e punir os autores do atentado contra Aprígio
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O governador Tarcísio de Freitas disse, na tarde desta sexta-feira (18/10) que repudia o ataque a tiros sofrido pelo prefeito e candidato à reeleição na cidade de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, Aprígio (Podemos).
Nas redes sociais, Tarcísio afirmou que vai trabalhar para investigar o caso e punir os autores do atentado: “Repudio veementemente o atentado sofrido pelo prefeito de Taboão da Serra e candidato à reeleição, Aprígio, com quem estive no dia de ontem, inclusive, participando da nossa reunião com as concessionárias de energia. O que vimos acontecer é absolutamente inaceitável. Desejo uma pronta recuperação ao prefeito e coloco aqui o meu compromisso de investigar e punir os responsáveis”.
José Aprígio da Silva foi vítima de um atentado a tiros na tarde desta sexta, enquanto realizava uma visita aos bairros atingidos pelas fortes chuvas da semana passada.
No caminho para uma coletiva de imprensa na nova sede da prefeitura, o veículo oficial foi alvo de tiros e um projétil atingiu o prefeito no ombro.
Um vídeo mostra o político baleado em um veículo e, depois, sendo socorrido em uma cadeira de rodas. Aprígio tenta a reeleição e disputará o segundo turno com Engenheiro Daniel (União).
Após o ocorrido, o prefeito foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Akira Tada, em Taboão da Serra, onde recebeu os primeiros socorros. Depois, o político foi transferido para o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde permanece sob cuidados médicos.
As autoridades policiais já foram acionadas e estão conduzindo as investigações para esclarecer os detalhes e encontrar os responsáveis. O prefeito José Aprígio da Silva, que concorre à reeleição neste segundo turno, encontra-se estável no momento da transferência.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que a equipe da Delegacia Seccional de Taboão da Serra foi comunicada sobre o atentado.
“As equipes da unidade policial estão em campo em busca de informações que auxiliem na identificação da autoria e no esclarecimento dos fatos. Demais detalhes serão passados após o término do registro de ocorrência”, diz a nota.
Carro no Rodoanel
O carro possivelmente usado no atentado contra o prefeito de Taboão da Serra, José Aprígio da Silva (Podemos), foi encontrado nessa sexta-feira (18/10), queimado, em um trecho da Rodoanel Governador Mário Covas, na Grande São Paulo. A informação foi confirmada ao Metrópoles pelo delegado responsável pelo caso, Hélio Bressan.
O local onde o carro foi encontrado ainda passa por perícia, mas o delegado afirmou que “tudo leva a crer” que o veículo, um Nissan March vermelho, foi o usado pelos suspeitos. A polícia também encontrou uma cápsula de projétil de fuzil no local, que será investigada. Segundo Bressan, é preciso esperar pela perícia.
Podemos se manifesta
Em nota, a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, manifesta profunda preocupação com o atentado sofrido por Aprígio e ressalta que, neste momento, a prioridade é a recuperação do prefeito.
Renata Abreu disse ainda que “este é um momento de cautela, e aguardamos com serenidade mais detalhes sobre o ocorrido, confiando que as autoridades competentes realizarão investigação minuciosa para esclarecer os fatos”.
“O Podemos reitera o repúdio a qualquer forma de violência e reafirma seu compromisso com o respeito, a democracia e o diálogo. Esperamos que o prefeito Aprígio se restabeleça rapidamente e que todas as circunstâncias deste triste episódio sejam esclarecidas o mais breve possível”, conclui o comunicado.