Tarcísio recebe laudo do MP sobre falha em trens em dia de novas panes
Tarcísio de Freitas tem reunião com promotor que defende ruptura do contrato do governo de SP com a ViaMobilidade por panes na rede de trens
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) receberá na tarde desta segunda-feira (3/4) cópia do laudo técnico do Ministério Público de São Paulo (MPSP) que faz 48 recomendações à ViaMobilidade, empresa que opera as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da rede de trens paulista.
O MPSP defende a ruptura do contrato da empresa com o governo paulista diante das constantes falhas que vêm sendo registradas na rede de trens. Desde janeiro do ano passado, ocorreram 10 casos de descarrilamento de trens.
Tarcísio, entretanto, tem defendido o plano de investimentos apresentado pela empresa, que prevê R$ 600 milhões em gastos para recuperar as duas linhas.
O governador marcou uma reunião com o procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, e o promotor Silvio Marques, que vem conduzindo as investigações sobre a ViaMobilidade. O promotor recomendou que o estado rompesse o contrato com a empresa no começo deste ano e disse, na semana passada, que pretende levar o caso à Justiça.
Em fevereiro, dois secretário de Tarcísio já haviam procurado Sarrubbo e Silvio para tentar evitar o ingresso de uma ação. O governador vem se posicionando contra a proposta de suspender a concessão porque tem, nas privatizações, uma de suas plataformas de governo.
Falhas e lentidão
A ViaMobilidade registrou uma pane na rede de energia da Linha 5-Lilás da rede de metrô que paralisou a operação na manhã desta segunda (3/4) entre as estações AACD Servidor e Capão Redondo. O problema teria sido na rede de transmissão aérea de eletricidade. Os trens só circularam entre as estações AACD Servidor e Santa Cruz.
Na Linha 8-Diamante, da rede de trens, os usuários enfrentam lotação nas estações porque o intervalo entre as viagens está sendo de 16 minutos (o dobro dos dias normais) por causa de uma manutenção programada nos equipamentos de via.