metropoles.com

Tarcísio propõe ampliar prazo para adesão a lei contestada no STF

Governo Tarcísio de Freitas dá descontos de até 90% na venda de terras devolutas a fazendeiros com lei contestada no STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida de Tarcísio de Freitas, homem branco, cabelos grisalhos, vestindo terno e gravata cinzas, diante de um púlpito, segurando um microfone - Metrópole
1 de 1 Imagem colorida de Tarcísio de Freitas, homem branco, cabelos grisalhos, vestindo terno e gravata cinzas, diante de um púlpito, segurando um microfone - Metrópole - Foto: Reprodução

São Paulo – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) propôs ampliar em mais de dois anos o prazo de adesão ao Programa Estadual de Regularização de Terras, que permite a venda de terras públicas pelo governo paulista com descontos de até 90% a fazendeiros que as ocupam irregularmente.

A proposta foi apresentada a Tarcísio pelo secretário da Agricultura, Guilherme Piaí, e enviada nesta sexta-feira (17/11) à Assembleia Legislativa (Alesp). Atualmente, a lei prevê que as propostas de venda sejam feitas pelos fazendeiros ao governo até 23 de janeiro de 2024. Com a alteração, o prazo se estenderia para 31 de dezembro de 2026, fim do mandato de Tarcísio.

O secretário justifica que, ao ampliar o prazo de acordo, o governo conseguirá “maior adesão do produtor rural, com a consequente regularização fundiária de sua propriedade”.

Tarcísio usa lei contestada no STF

Em maio, o Metrópoles divulgou que o governo Tarcísio vem usando a lei para repassar, a toque de caixa, milhares de hectares de terras públicas aos fazendeiros que as ocupam de forma irregular.

No entanto, a constitucionalidade da lei é contestada pelo PT, partido de oposição ao governador, no Supremo Tribunal Federal (STF). Inicialmente, o tema seria julgado pelo plenário virtual da Corte ainda neste mês, mas no dia 9/11, após uma sequência de reuniões de Tarcísio com ministros do STF, o julgamento foi retirado da pauta.

A lei que autoriza a venda das terras foi aprovada e regulamentada na gestão do ex-governador Rodrigo Garcia (PSDB), no ano passado, mas os processos de regularização tiveram início apenas em 2023, no governo Tarcísio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?