metropoles.com

Tarcísio nomeia novo ouvidor e deixa atual, o mais votado, de fora

Advogado Mauro Caseri é novo ouvidor das polícias de SP. Ele foi o 2º mais votado em lista tríplice na qual o atual titular aparece como 1º

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Mauro Caseri
1 de 1 Mauro Caseri - Foto: Reprodução

São Paulo — O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) nomeou o advogado Mauro Caseri como novo ouvidor das polícias do estado de São Paulo. A decisão foi publicada em decreto na edição desta quarta-feira (18/12) do Diário Oficial. A indicação do novo ouvidor acontece poucos dias antes do fim do mandato do atual, Cláudio Silva, previsto para 23 de dezembro.

Caseri, de 65 anos, é chefe de gabinete do atual ouvidor e teve seu nome escolhido a partir de uma lista tríplice elaborada pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe).

Essa lista é decidida com a participação de representantes do Poder Judiciário (TJSP), do Ministério Público de São Paulo, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), entre outros integrantes da sociedade civil. No início de novembro, os grupos se reuniram na Câmara Municipal para votar quem seriam os indicados, e Cláudio Silva ficou com a maior parte dos votos, seguido de Caseri, e do advogado Valdison da Anunciação Pereira.

Na ocasião, o próprio Caseri se pronunciou a favor da manutenção de Cláudio no cargo e disse dividir o mesmo perfil do ouvidor. “Se o Claudinho não for escolhido, que seja escolhido alguém que continue esse trabalho”, afirmou Caseri em novembro. “Temos a mesma causa, matriz. Pensamos e concebemos a vida da mesma forma”, afirmou.

À frente da ouvidoria pelos próximos dois anos, Caseri disse ao Metrópoles que foi surpreendido com a nomeação na manhã desta quarta-feira e não quis comentar a relação com Cláudio.

Já o atual ouvidor também preferiu não falar sobre o assunto, mas comentou que não havia surpresas na data da publicação. “O governador tinha até o dia 23 de dezembro para decidir, então estávamos no aguardo para a publicação sair a qualquer momento”, afirmou ao Metrópoles.

A Ouvidoria é um órgão independente, responsável por receber denúncias, reclamações e elogios sobre a atuação dos policiais e encaminhá-los ao governo estadual.

Durante o seu mandato, o professor Cláudio Silva teve uma participação ativa na denúncia de abusos policiais, principalmente nas operações policiais feitas na Baixada Santista, por meio das operações Escudo e Verão, que deixaram mais de 100 mortos entre julho de 2023 e abril deste ano.

Cláudio também é uma voz de oposição à gestão de Tarcísio de Freitas e do secretário Guilherme Derrite, a quem acusa de atuar pelo desmonte da ouvidoria.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?