Tarcísio nomeia cacique para coordenadoria indígena
Estrutura inédita no governo de SP, vinculada à Secretaria de Justiça, vai representar as demandas indígenas junto ao governo Tarcísio
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) vai nomear o pedagogo Cristiano Awa Kiririndju de Lima Silva, cacique tupi-guarani de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, coordenador de Políticas para Povos Indígenas, órgão recém-criado e vinculado à Secretaria Estadual da Justiça, comandada por Fábio Prieto.
Silva já era presidente do Conselho Estadual dos Povos Indígenas. No novo posto, ele terá a missão de representar demandas dessa população, que soma 37 mil pessoas, tanto junto ao governo do estado quanto ao governo federal.
São Paulo tem 82 áreas reivindicadas como terras indígenas que estão em fase de reconhecimento. O cacique deverá atuar nesses processos, além de tentar destravar outras demandas.
Tarcísio decidiu criar a coordenadoria após pedido de Prieto, que foi juiz federal por 30 anos e trabalhou com a questão indígena. A avaliação é que essa população obtém maior autonomia e protagonismo no trato de suas demandas caso possua um órgão que ajude a estruturar esse trabalho.