metropoles.com

Tarcísio lamenta morte de delegado a tiros em SP: “Crime bárbaro”

Governador Tarcísio de Freitas fez um post sobre a morte do delegado Josenildo Junior, baleado na zona sul de SP nessa terça (14/1)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mônica Andrade/Governo do Estado de São Paulo (esq.) | Reprodução (dir.)
Montagem colorida com governador Tarcísio de Freitas à esquerda e homem baleado à direita
1 de 1 Montagem colorida com governador Tarcísio de Freitas à esquerda e homem baleado à direita - Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de São Paulo (esq.) | Reprodução (dir.)

São Paulo — O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) lamentou em uma publicação nas redes sociais a morte do delegado Josenildo Belarmino de Moura Junior, de 32 anos, baleado à luz do dia na manhã dessa terça-feira (14/1) na Rua Amaro Guerra, em Santo Amaro, zona sul de São Paulo. Segundo ele, esse “crime bárbaro não ficará impune”.

O que se sabe até o momento

  • Uma câmera de segurança registrou o momento em que Belarmino caminhava pela rua de bermuda, chinelo e camiseta, quando foi abordado por um homem em uma moto, que simulava ser entregador para roubá-lo (veja vídeo abaixo).
  • Após perceber que o delegado estava armado, o suspeito atirou na direção do delegado, atingindo-o nas costas. Em seguida, ele fugiu do local, levando o revólver da vítima.
  • Belarmino chegou a ser socorrido ao Hospital do Campo Limpo, mas não resistiu aos ferimentos.
  • Testemunhas presenciaram o crime, que ocorreu em frente a uma obra. Os homens que trabalhavam no local se esconderam ao ouvir os disparos.
  • Josenildo Belarmino, natural de Gravatá (PE), era delegado da Polícia Civil de São Paulo há apenas oito meses.
  • Ele foi aprovado, em novembro do ano passado, em um concurso público para ser delegado em Pernambuco.
  • O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), com apoio da 6ª Delegacia Seccional, investiga o caso.
  • O suspeito segue foragido.

 

O secretário estadual da Segurança Pública, Guilherme Derrite (PL), também prestou a sua solidariedade nas redes. “Lamento profundamente a morte do delegado de Polícia Civil Josenildo B. de Moura Júnior, recém chegado ao nosso quadro”, escreveu o secretário em uma publicação no X (antigo Twitter) e no Instagram. “Estamos em contato com seus familiares prestando nosso total apoio. Vamos identificar e punir os responsáveis.”

Veja:

Quem é o delegado executado em São Paulo

Natural de Gravatá, no estado de Pernambuco, Josenildo Belarmino nasceu em 31 de agosto de 1992. De acordo com informações da Polícia Civil de São Paulo, ele iniciou a carreira como delegado de polícia de 3ª classe em 10 de maio do ano passado, há apenas oito meses.

Seu nome aparece na lista, de 25 de novembro do ano passado, de aprovados em um concurso público para cargos de agente, delegado e escrivão de polícia de Pernambuco.

De acordo com a publicação, ele foi aprovado para o cargo de delegado e, provavelmente, estaria prestes a voltar ao estado natal.

Ainda não há informações sobre localização do suspeito ou mais envolvidos no crime.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirmou que lamenta a morte do delegado e que o caso está sendo investigado pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), com apoio da 6ª Delegacia Seccional.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?