Tarcísio inaugura batalhão na Cracolândia e promete capacitação de PMs
Patrulhamento nas ruas da região central de São Paulo deve receber reforço de 300 PMs até março, segundo Tarcísio
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) inaugurou, nesta segunda-feira (1º/2), um novo quartel para a Polícia Militar na Rua Vitória, a cerca de 500 metros de distância da Cracolândia, no centro de São Paulo, e prometeu mais investimentos para a segurança pública neste ano.
As medidas fazem parte de um esforço de sua gestão para responder à sensação de insegurança na região central da cidade.
Além de um pacote de sistemas de monitoramento de ruas, detalhado em reportagem do Metrópoles do último fim de semana, o governo paulista prepara um curso de capacitação especial para policiais que atuam na região central.
O treinamento dará noções de assistência social e medicina para, segundo o governo, melhorar as abordagens no “fluxo” da Cracolândia.
Bolsa de estudos
O PMs que se inscreverem no curso terão uma bolsa de estudos que vai representar um pagamento extra de R$ 1.200 em seus salários, como forma de estimular a adesão dos agentes ao programa.
“Tem de ter uma energia e um trabalho interdisciplinar para a gente, de fato, dar uma solução para esse grave problema, que se alastra por anos”, disse o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.
“É um curso que já foi gravado por especialistas em todas as áreas. Após se cadastrar, os policiais são obrigados a cumprir a carga horária dele por 12 meses e a gente vai bonificar o policial”, complementou.
“A missão da polícia dentro dessa estrutura interdisciplinar necessária para essa resposta ideal é prender criminosos. Só que, quando ele [o policial] vai prender o criminoso dentro dessa cena aberta de uso [de drogas], ele vai se deparar com dependentes químicos, moradores de rua. E aí ele recebe a formação [sobre] qual é o melhor tratamento para direcionar para outros setores”, disse Derrite.
A Secretaria da Segurança Pública vai publicar uma resolução oficializado a carga horária e o pagamento aos PMs, que devem começar a receber as aulas na próxima semana.
Promessas para o centro
O novo quartel da PM na Cracolândia vai abrigar a Força Tática, um grupo especializado da corporação, do 7º Batalhão, que é responsável pela região central. A equipe vai começar os trabalhos com 48 homens, que ficavam lotados em uma base na Avenida Angélica, em Higienópolis.
A estrutura, contudo, deve receber 300 novos policiais após março. São praças e oficiais recém-formados que estão atuando no litoral do Estado, em meio à Operação Verão da PM nas cidades da Baixada Santista.
No discurso de inauguração da nova unidade, Tarcísio voltou a prometer que lançará, até o fim deste mês, um concurso público para contratar um escritório de arquitetura.
O objetivo é desenhar o novo complexo administrativo do Estado ao redor da Praça Princesa Isabel, distante também poucos metros tanto do novo quartel quanto da Cracolândia.
A promessa de campanha do governador é trazer as unidades de administração do Estado para a região.