Tarcísio homenageia ministro de Lula após ajuda na tragédia do litoral
Governador Tarcísio de Freitas deu medalha da Defesa Civil ao ministro da Defesa, José Múcio, depois da ajuda na tragédia de São Sebastião
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) concedeu ao ministro da Defesa, José Múcio, a “medalha da Defesa Civil” por seu “incondicional suporte” às ações desenvolvidas no município de São Sebastião, após a tragédia que matou 65 pessoas e deixou mais de 4 mil desabrigados durante o temporal que castigou o litoral norte paulista no Carnaval.
É a primeira vez que essa medalha é concedida diretamente pelo governador. A honraria em geral é prestada pelo chefe da Casa Militar a bombeiros, agentes das defesas civis estadual e municipais e a autoridades — o ex-governador João Doria recebeu essa medalha em janeiro de 2020.
O governo Lula enviou militares do Exército para ajudar no socorro às famílias atingidas pelo temporal sem precedentes no bairro Vila do Sahy, em São Sebastião. Além disso, a Marinha despachou para a região o maior navio da frota brasileira, o porta-aviões Atlântico, para servir como hospital de campanha em atendimento às vítimas.
Múcio vem exercendo o papel de distensionar as relações entre o governo petista e os militares das Forças Armadas, cooptados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Com o gesto, Tarcísio, que foi ministro da Infraestrutura de Bolsonaro e eleito com forte apoio do bolsonarismo, reforça a simpatia de seu campo político ao ministro.
A medalha da Defesa Civil é um hexágono feito de ouro, com o brasão de armas do Estado em um resplendor de seis pontas. A peça tem 48 milímetros e fica suspensa em uma fita de gorgurão com listas pretas, amarelas, brancas e vermelhas.