Tarcísio estima que privatização do Metrô de SP deve sair em 2025
Governo Tarcísio divulgou ter contratado uma consultoria para avaliar a concessão do Metrô de SP, que enfrenta profunda crise financeira
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Dois dias após divulgar a contratação de uma consultoria para avaliar a concessão do Metrô de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse esperar que uma eventual privatização das linhas da empresa ocorra até 2025.
“Vamos estudar isso com muito cuidado e muita responsabilidade, a ideia é que esse estudo aconteça ao longo do ano que vem e, em termos de leilão, isso [privatização] ocorra em 2025”, disse Tarcísio em evento em Guarulhos, nesta quarta-feira (30/8).
A International Finance Corporation (IFC), uma consultoria ligada ao Banco Mundial, foi contratada pelo governo Tarcísio para estruturar a concessão do Metrô. A IFC também foi contratada pelo governo estadual para avaliar o modelo de privatização da Sabesp.
“A modelagem do Metrô está começando agora, vamos analisar a empresa e ver qual o melhor modelo para que a gente possa aumentar o investimento e reduzir custos, melhorar a situação financeira, se é concessão, se é privatização, qual vai ser o formato do Metrô dali pra frente”, afirmou Tarcísio.
O Metrô acumula bilhões em prejuízo desde a pandemia, diante da queda de passageiros, e neste ano teve de receber R$ 70 milhões em subsídios do governo.
De economia mista, a empresa operava sem subsídios do poder público, apesar da relevância dos serviços prestados. Por não receber esse aporte, o Metrô pode pagar super salários, acima do teto do funcionalismo, para servidores que ocupam cargos por indicação política.