metropoles.com

Tarcísio estima que privatização do Metrô de SP deve sair em 2025

Governo Tarcísio divulgou ter contratado uma consultoria para avaliar a concessão do Metrô de SP, que enfrenta profunda crise financeira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Governo de SP
Imagem colorida de Tarcísio de Freitas, do peito para cima, sentado em uma cadeira de madeira, de terno, gravata e camisa azuis. Ele é grisalho e está sorrindo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Tarcísio de Freitas, do peito para cima, sentado em uma cadeira de madeira, de terno, gravata e camisa azuis. Ele é grisalho e está sorrindo - Metrópoles - Foto: Divulgação/Governo de SP

São Paulo – Dois dias após divulgar a contratação de uma consultoria para avaliar a concessão do Metrô de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse esperar que uma eventual privatização das linhas da empresa ocorra até 2025.

“Vamos estudar isso com muito cuidado e muita responsabilidade, a ideia é que esse estudo aconteça ao longo do ano que vem e, em termos de leilão, isso [privatização] ocorra em 2025”, disse Tarcísio em evento em Guarulhos, nesta quarta-feira (30/8).

A International Finance Corporation (IFC), uma consultoria ligada ao Banco Mundial, foi contratada pelo governo Tarcísio para estruturar a concessão do Metrô. A IFC também foi contratada pelo governo estadual para avaliar o modelo de privatização da Sabesp.

“A modelagem do Metrô está começando agora, vamos analisar a empresa e ver qual o melhor modelo para que a gente possa aumentar o investimento e reduzir custos, melhorar a situação financeira, se é concessão, se é privatização, qual vai ser o formato do Metrô dali pra frente”, afirmou Tarcísio.

O Metrô acumula bilhões em prejuízo desde a pandemia, diante da queda de passageiros, e neste ano teve de receber R$ 70 milhões em subsídios do governo.

De economia mista, a empresa operava sem subsídios do poder público, apesar da relevância dos serviços prestados. Por não receber esse aporte, o Metrô pode pagar super salários, acima do teto do funcionalismo, para servidores que ocupam cargos por indicação política.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?