metropoles.com

Tarcísio e Nunes recorrem às bênçãos de padre ligado a Alckmin

Em ano eleitoral, Tarcísio e Nunes fazem acenos a padre de Itaquera ligado a projetos sociais e que possui grande influência entre fiéis

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Francisco Cepeda/Governo de SP
Tarcísio de Freitas, padre Rosalvino e Ricardo Nunes - Metrópoles
1 de 1 Tarcísio de Freitas, padre Rosalvino e Ricardo Nunes - Metrópoles - Foto: Francisco Cepeda/Governo de SP

São Paulo – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), fizeram acenos e elogios ao padre salesiano Rosalvino Viñayo (foto em destaque), que é próximo de quadros históricos da política paulista, como o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Durante a manhã deste domingo (14/4), Tarcísio e Nunes estiveram junto de Rosalvino em cerimônia para a entrega de mais de 14 mil títulos de propriedade a famílias de baixa renda no Estádio do Canindé, na zona norte de São Paulo.

“O padre Rosalvino nos traz a sua benção, nos traz a coisa mais bonita que é o olhar aos mais pobres, que é fazer um trabalho social que desenvolve. Ele tem eu e Tarcísio como grandes parceiros seus”, disse o prefeito em seu discurso.

Aos 82 anos, o padre espanhol é conhecido por tomar a frente de diversos projetos sociais pela Obra Social Dom Bosco em Itaquera, na zona leste da capital. Ele possui grande influência na região, que é visada por candidatos na cidade por ser bem populosa, com cerca de 210,9 mil habitantes, segundo o Censo de 2022.

Isso tornou, ao longo dos anos, a missa do padre Rosalvino uma das paradas obrigatórias de políticos que buscam votos no bairro.

Próximo a Covas

Rosalvino era próximo do ex-governador Mário Covas (PSDB) e ainda mantém amizade com Alckmin, que foi vice do cacique tucano antes de se tornar governador. Foi Rosalvino quem rezou a missa para familiares e amigos no velório do prefeito Bruno Covas (PSDB), morto em maio de 2021. Bruno era neto do ex-governador e, assim como o avô, mantinha relação de proximidade com o padre.

Nunes, que foi vice de Covas, também cultiva boas relações com Rosalvino. Em outubro do ano passado, no aniversário do padre, cumpriu uma agenda em Itaquera e deu um pulo na sede da Obra Social Dom Bosco para cumprimentá-lo pela data.

Em dezembro, o prefeito também participou da celebração pelos 50 anos de sacerdócio de Rosalvino. Junto de Nunes compareceu o secretário estadual de Governo, Gilberto Kassab (PSD).

Padre apoiou Lula em 2022

“O amor das pessoas é sina de santidade. Parabéns, padre, pelo seu trabalho”, disse Tarcísio no evento deste domingo.

Nas eleições de 2022, Rosalvino preferiu apoiar Fernando Haddad (PT), atual ministro da Fazenda, contra o próprio Tarcísio na disputa pelo governo estadual. Ele chegou a receber o petista em uma missa no dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro.

Na ocasião, ele também manifestou apoio ao presidente Lula (PT) em meio à disputa polarizada contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que estará no palanque de Nunes nestas eleições municipais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?