Tarcísio e Nunes evitam imprensa em meio a desgaste causado por apagão
Ricardo Nunes e Tarcísio de Freitas enviam técnico para falar de crise com Enel após prefeito faltar a debate com Guilherme Boulos
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Em meio a um desgaste causado pelo apagão que, desde a última sexta-feira (11/10), deixou milhões de paulistanos sem energia elétrica e a 10 dias das eleições, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), seu aliado, evitaram falar com jornalistas para prestar informações sobre uma reunião realizada na sede do governo paulista, nesta quinta-feira (17/10), para tratar da crise de abastecimento.
A presença na reunião foi descrita como “uma urgência” pela campanha de Nunes, em uma nota distribuída para justificar a ausência dele em um debate eleitoral contra o adversário Guilherme Boulos (PSol), que seria realizado pela RedeTV! em parceria com a Folha de S. Paulo e o UOL. Boulos foi sabatinado pelo pool de veículos no lugar do debate e chamou Nunes de “tio Paulo do Tarcísio” diante da ausência.
O anúncio feito após a reunião, contudo, listou ações adotadas pela Defesa Civil estadual voltadas, em especial, ao acompanhamento do plano de contingência traçado pela Enel para lidar com novas tempestades. O comandante da Defesa Civil do Estado, coronel Henguel Ricardo Pereira, admitiu aos jornalistas que, na semana passada, embora já houvesse alertas sobre a intensidade das chuvas, “não teve essa ação mais efetiva e contundente aqui no estado”.
Após faltar ao debate e não participar da reunião, o prefeito também cancelou outras três agendas de campanha que havia divulgado: visitar a Fundação Dorina Nowill para Cegos, na Vila Clementino, zona sul, uma entrevista para o canal CNN e um encontro com mulheres que iria ocorrer na Consolação, região central.
Havia expectativa de que Nunes comentasse, nesses eventos, o resultado de uma pesquisa que o instituto Datafolha vai divulgar às 17h. No levantamento anterior, antes da chuva, o prefeito havia obtido larga vantagem contra Boulos, 55% a 33% das intenções de voto.
A equipe do prefeito também informou que ele não participará de um debate que vinha sendo organizado pelo SBT para esta sexta-feira. No sábado, por ora, ele mantém participação em um debate da TV Record em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo.