metropoles.com

Tarcísio e Lula conversam após mal-estar envolvendo empresa ucraniana

Governador e presidente tiveram um diálogo amistoso, que serviu para apaziguar os ânimos em relação às notícias sobre a Antonov

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert
Fotografia colorida de Lula e Tarcísio apertando as mãos - Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida de Lula e Tarcísio apertando as mãos - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert

São Paulo – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversaram ao telefone nessa quinta-feira (27/4), após o mal-estar provocado pela divulgação de que supostas negociações entre o governo paulista e a Antonov, empresa estatal ucraniana de aviação, teriam sido interrompidas por causa de declarações feitas por Lula.

Segundo reportagem da CNN Brasil, a gigante da aviação teria desistido de investir 50 bilhões de dólares no país após Lula dizer que Rússia e Ucrânia “não querem parar” a guerra. A declaração responsabilizando também os ucranianos pelo conflito foi dada em viagem aos Emirados Árabes Unidos, há duas semanas.

A informação sobre a suposta desistência do megainvestimento ucraniano teria partido do governo Tarcísio, por meio do secretário de Relações Internacionais, Lucas Ferraz. Segundo a CNN, ele discutiu o tema com emissários da estatal ucraniana, representados por um advogado e uma empresa de consultoria.

A Antonov, contudo, divulgou uma nota afirmando que “a reportagem na imprensa brasileira não é o posicionamento oficial da empresa”. A estatal informou que “não tem um representante autorizado no Brasil e não concedeu a nenhuma pessoa, incluindo escritórios de advocacia, qualquer autoridade para representar os interesses da empresa”.

O governo federal disse, também em nota, que a informação sobre a desistência do negócio por causa da fala de Lula era falsa e que o suposto investimento corresponderia a um quarto do PIB da Ucrânia, estimado em 200 bilhões de dólares pelo Banco Mundial.

Conversa amistosa

A conversa entre Lula e Tarcísio, divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo e confirmada pelo Metrópoles, ocorreu de forma amistosa na noite de quinta-feira e serviu para apaziguar os ânimos.

Integrantes do governo paulista, de forma reservada, têm criticado o secretário de Relações Internacionais, Lucas Ferraz, pela confusão e pelo mal-estar causados com o governo federal.

Alguns acreditam que os representantes ouvidos pela secretaria não são da Antonov e que Ferraz teria sido vítima de um golpe. Procurada, a Secretaria de Relações Internacionais não se posicionou sobre o caso.

PT aciona MP por “fake news”

O deputado estadual Paulo Fiorilo, líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), encaminhou na tarde desta sexta-feira (28/4) uma representação ao Ministério Público contra Ferraz, por suposta disseminação de notícias falsas.

No documento, o PT pediu ao MP que investigue se houve uso do aparato de publicidade do governo paulista para produção e divulgação das notícias falsas.

“Causa perplexidade o modo de produção e divulgação de notícia sem nenhum lastro de veracidade. Como uma empresa da Ucrânia, país que está em guerra há mais de um ano e depende de ajuda internacional, que teve queda de 29,1% do PIB, poderia prever investimentos que corresponderiam a 25% do seu PIB?”, diz trecho da representação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?