metropoles.com

Tarcísio diz que pretende “transferir” Cracolândia para o Bom Retiro

Há cerca de uma semana, prefeitura conduziu usuários de drogas para ponte na região, mas eles voltaram para a Cracolândia em poucas horas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Governo de SP
Foto colorida do governador Tarcísio de Freitas em discurso no Palácio dos Bandeirantes
1 de 1 Foto colorida do governador Tarcísio de Freitas em discurso no Palácio dos Bandeirantes - Foto: Divulgação/Governo de SP

São Paulo – O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse nessa terça-feira (18/7) que pretende levar os usuários de drogas concentrados na Cracolândia para o Bom Retiro, região central da cidade. Segundo Tarcísio, isso os deixaria mais próximos do Complexo Prates, espaço da prefeitura que atende a população em situação de rua. No local, há um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps) e uma unidade da Assistência Médica Ambulatorial (AMA).

A declaração foi dada durante o lançamento do programa UniversalizaSP, no Palácio dos Bandeirantes. Tarcísio não deu detalhes sobre qual seria a localização exata da “nova Cracolândia”.

“A gente quer levar essas pessoas para o Complexo Prates. Lá, eu tenho uma AMA, lá tenho um Caps e consigo deixá-los um pouco mais afastados da área residencial e da área comercial. Vamos ver se a estratégia vai dar certo. Vai dar certo? Não sei. Vamos tentar esse movimento agora para oferecer assistência imediata, sem tanto transtorno para a cidade”, disse Tarcísio, de acordo com o Estadão.

No último dia 8, a Prefeitura de São Paulo fez uma operação em parceria com a Polícia Militar, a Polícia Civil e a GCM para conduzir os moradores da Cracolândia até a Ponte Orestes Quércia, a “Ponte Estaiadinha”, no Bom Retiro. O local fica a cerca de um quilômetro do Complexo Prates.

Os dependentes químicos ficaram algumas horas na região e retornaram para a antiga Cracolândia. Eles afirmam que “não tem nada” no local. Hoje, os moradores estão concentrados nos cruzamentos entre a Rua dos Gusmões e a Avenida Rio Branco e entre a Rua Vitória e a Rua Conselheiro Nébias, a cerca de 3 km do Bom Retiro.

Tarcísio de Freitas não deu detalhes de como o governo estadual pretende garantir a permanência dos dependentes químicos no Bom Retiro.

“Temos uma estratégia de colocar essas pessoas um pouco mais distante das áreas residenciais e comerciais, em uma área em que a gente tenha equipamentos e possa prestar atendimento mais próximo. Não adianta tentar fazer abordagem sem estar próximo dessas pessoas”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?