metropoles.com

Tarcísio diz que “daria nota zero” à Vai-Vai por desfile crítico à PM

Governador Tarcísio de Freitas afirmou que, se fosse jurado do Carnaval de SP, daria nota zero ao quesito fantasia para escola Vai-Vai

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sergio Barzaghi / Governo do Estado de SP
Imagem colorida mostra Tarcísio de Freitas falando ao microfone
1 de 1 Imagem colorida mostra Tarcísio de Freitas falando ao microfone - Foto: Sergio Barzaghi / Governo do Estado de SP

São Paulo — O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse nesta quinta-feira (15/2), em entrevista no litoral, que “daria nota zero no quesito fantasia” à escola de samba Vai-Vai pelo desfile de Carnaval realizado no último sábado (10/2). A agremiação do Bexiga, região central da capital, trouxe policiais militares representados como demônios.

O governador classificou a ação como “deboche” e disse que a Polícia Militar (PM) é uma instituição que “merece respeito”. Por isso, achou a atitude péssima.

Os PMs representados como demônios foram uma alusão ao Massacre do Carandiru, ocorrido em 1992, quando a Polícia Militar matou 111 presos desarmados dentro da extinta Casa de Detenção, na zona norte da cidade.

A ala se chamou Sobrevivendo no Inferno, uma referência ao disco lançado em 1997 pelo grupo de rap Racionais MCs que trouxe a música Diário de um Detento, que faz referência ao massacre.

A escola de samba afirmou, em nota, que seu gesto não foi um ataque individualizado ou uma provocação, mas “uma justa homenagem” aos Racionais. A atitude, contudo, provocou um amplo debate entre militantes de direita e de esquerda.

O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) havia apontado suposta “inversão de valores” com a alegoria. “Com direito a chifres e outros itens que remetiam à figura de um demônio, as alegorias utilizadas na ala Sobrevivendo no Inferno demonizaram a polícia – algo que causa extrema indignação”, disse a entidade.

Já o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), enviou à Liga das Escolas de Samba um ofício feito por parlamentares aliados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que pede que a Vai-Vai deixe de receber recursos públicos para fazer seu desfile no ano que vem.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?