Tarcísio dá apoio velado à Parada LGBT para evitar atrito com bolsonaristas
Governo Tarcísio patrocina eventos que marcam o Mês do Orgulho LGBT, mas sem alarde, para não desagradar eleitor conservador
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Com receio de desagradar os bolsonaristas que compõem sua base política, conservadora nos costumes, sem comprometer ações de apoio à diversidade sexual, o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) optou por dar um patrocínio velado à Parada do Orgulho LGBTQIA+, que ocorre durante este feriado prolongado em São Paulo.
O plano é manter o apoio financeiro que o governo costuma dar aos eventos que marcam o Mês do Orgulho LGBT, evitando uma crise com este público, mas não alardear o patrocínio estatal para não chamar muito a atenção ao tema para o eleitorado mais conservador. Neste mesmo feriado, na quinta-feira (8/6), São Paulo recebe a Marcha para Jesus, realizada por igrejas evangélicas.
Por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), que prevê renúncias fiscais para programas selecionados, o governo investirá R$ 800 mil para auxiliar a 22ª Feira Cultura da Diversidade LBGT+, evento que anualmente antecede a Parada.
Além disso, as secretarias de Justiça e Cidadania, que tem sob seu guarda-chuva a Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual, de Cultura e Economia Criativa e da Saúde terão ações voltadas ao público LGBT tanto na Feira, que ocorre no Memorial da América Latina nesta quinta (8/6), quanto na Parada, que será no domingo (11/6), na Avenida Paulista.
Essas ações, porém, ocorrem sem divulgação por parte do governo, que até o momento também não confirma se alguma autoridade da gestão Tarcísio irá à Parada. Politizado como em todos as edições, o tema do evento neste ano é “Políticas Sociais para LGBT+ – Queremos por inteiro, não pela metade”.
Em 2021, no governo de João Doria (ex-PSDB), oito secretarias se envolveram nas ações do mês LGBT. Para chamar atenção à questão da diversidade sexual, o prédio do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, no Morumbi, zona sul da cidade, foi iluminado com as cores do arco-íris, símbolo do público LGBT (na foto em destaque).
No mês passado, ao comentar a liberação de outros R$ 750 mil para o edital +Orgulho, que fomenta paradas e outros eventos para este público no litoral e no interior do estado, Tarcísio disse que essas ações eram necessárias e pediu “tolerância”.
“A gente está hoje no dia que foi dedicado ao combate ao preconceito à população LGBTQIA+. Essas paradas são importantes, pois despertam a consciência para que a gente tenha uma sociedade cada vez mais tolerante”, disse Tarcísio, na ocasião.