metropoles.com

Tarcísio critica tarifa zero proposta por Nunes: “Não vamos embarcar”

Prefeito de SP, Ricardo Nunes anunciou que pretende testar a tarifa zero nos ônibus municipais aos domingos ou à noite em dias de semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Isadora de Leão Moreira/Governo de São Paulo
Fotografia colorida mostra Tarcísio de Freitas e Ricardo Nunes - Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostra Tarcísio de Freitas e Ricardo Nunes - Metrópoles - Foto: Isadora de Leão Moreira/Governo de São Paulo

São Paulo – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) criticou a proposta do prefeito Ricardo Nunes (MDB) de zerar a tarifa do transporte público na capital paulista. Segundo o governador, é inviável a ideia de zerar as tarifas do Metrô e da CPTM, assim como Nunes estuda fazer com os ônibus.

“Sou contra, absolutamente contra”, declarou Tarcísio, na tarde de sexta-feira (24/11), em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

“Não consigo ver viabilidade em você colocar o sistema que tem 8,3 milhões de passageiros com tarifa zero e que tem estrutura de custos completamente diferentes”, disse.

Um dia antes, Nunes afirmou que pretende testar a tarifa zero nos ônibus municipais aos domingos ou durante a semana, no período noturno.

De acordo com o prefeito, o teste será feito após a administração estudar, por um ano, a possibilidade de tornar gratuita a passagem de ônibus da cidade, que atualmente custa R$ 4,40.

A proposta de Orçamento para 2024 elaborada pela Secretaria Municipal da Fazenda, inclusive, prevê reserva de R$ 5,1 bilhões para o subsídio da tarifa de ônibus.

Para Tarcísio, no entanto, para zerar as tarifa do Metrô e da CPTM, seria necessário tirar o dinheiro destinado a outras políticas públicas para tornar a medida viável.

“Quanto você vai subtrair de outras políticas públicas para vir com a tarifa zero? Pra mim é algo que não se sustenta, não faz sentido e nós não vamos embarcar”, afirmou o governador.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?