metropoles.com

Tarcísio convoca base da Alesp para apresentar privatização da Sabesp

Tarcísio marcou uma reunião, na próxima semana, para apresentar aos deputados da base na Alesp o projeto de lei de privatização da Sabesp

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram/André do Prado
Imagem colorida mostra grupo de 50 pessoas, todas brancas e com roupas sociais, atrás de uma mesa de reuniões - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra grupo de 50 pessoas, todas brancas e com roupas sociais, atrás de uma mesa de reuniões - Metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram/André do Prado

São Paulo – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) convocou os deputados da base governista na Assembleia Legislativa (Alesp) para apresentar, na próxima semana, o projeto de privatização da Sabesp, que deve ser enviado à Casa ainda este mês.

O encontro foi marcado para terça-feira (17/10), às 10h, no Palácio dos Bandeirantes. Até o momento, nenhum outro projeto do Executivo passou pelos deputados antes de ser protocolado na Alesp, o que provocou reclamações e desgaste na relação entre o governador e os parlamentares aliados.

A ideia é que os deputados possam tirar dúvidas referentes ao processo de privatização, similar ao que Tarcísio fez ao promover rodadas com os prefeitos dos municípios que possuem convênio com a Sabesp.

Deputados ouvidos pelo Metrópoles disseram que a principal questão que vem sendo levantada diz respeito ao receio de que a tarifa aumente com a privatização, algo que o governo tem negado que irá ocorrer.

O compromisso do governador com os deputados, segundo parlamentares, decorre da dificuldade que o governo vem encontrando para aprovar projetos de seu interesse na Alesp. Mais de uma vez, Tarcísio sofreu derrotas na Assembleia por falta de quórum e teve de adiar a votação de projetos de seu interesse.

De olho na aprovação da privatização da Sabesp, o governador tem ampliado a liberação de emendas parlamentares e sinalizado com cargos de segundo e terceiro escalão a deputados do “Centrão paulista”.

Um raio-x da Sabesp, a “joia da coroa” que Tarcísio quer privatizar

Pressa para privatização

O governo tem pressa para conseguir aprovar a privatização da Sabesp na Assembleia ainda em 2023.

O receio de Tarcísio é deixar que a proposta avance para discussão no próximo ano, quando ocorrerão eleições municipais. Na visão do governo, a campanha pode contaminar o debate, travando a tramitação na Alesp e provocando perdas de apoio.

O governo planeja fazer uma oferta de ações da Sabesp na Bolsa de Valores no modelo follow-on, com um acionista de referência, já que a companhia é de capital aberto.

Com essa medida, o Estado deixaria de ser o acionista majoritário da empresa — atualmente, o governo paulista detém 50,3% das ações.

O objetivo da privatização da Sabesp, segundo Tarcísio, é investir R$ 66 bilhões até 2029, antecipando em quatro anos a meta de universalização do saneamento básico no estado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?