Tarcísio autoriza concessão de outra linha da CPTM e trem SP-Campinas
Tarcísio de Freitas autorizou, por decreto, uma licitação para fazer a concessão da Linha 7-Rubi da CPTM e o trem entre SP e Campinas
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) publicou um decreto nesta quinta-feira (23/3) autorizando a realização de licitação para a concessão da Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a construção de uma linha de trem entre Campinas e São Paulo.
O projeto que Tarcísio vai tocar foi desenhado pela gestão anterior, de Rodrigo Garcia (PSDB), e prevê que a empresa que construir a conexão ferroviária entre as duas regiões metropolitanas possa explorar também as receitas da linha de trem.
A data do lançamento do edital não foi divulgada. O documento será feito pela Secretaria de Parcerias em Investimento e vai prever que a concessão terá prazo de 30 anos de duração e a empresa escolhida será aquela que pedir a menor contraprestação do governo para realizar os serviços, em primeiro lugar, ou a que cobrar a menor tarifa para o passageiro.
A Linha 7-Rubi é a linha mais antiga do estado. O ramal ocupa hoje área que era da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, construída pela São Paulo Railway, na segunda metade do século 19.
A concessão da nova linha ocorre em um momento de atenção com relação às concessões de transporte sobre trilhos. As Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, assumidas no ano passado pela ViaMobilidade, empresa do Grupo CCR, passaram a acumular falhas operacionais que motivaram a abertura de investigação por parte do Ministério Público de São Paulo (MPSP).
No último fim de semana, a Linha 8-Diamante registrou o sexto descarrilamento de trens nos ramais da empresa desde de que a concessão teve início. O acidente não deixou feridos.