metropoles.com

Tarcísio assina contrato de concessão de trem que vai de SP a Campinas

Trem intercidades é parte de projeto do governo Tarcísio para ampliar transporte metroferroviário no estado; trem fará trajeto em 1h04

atualizado

Compartilhar notícia

Sergio Barzaghi/Governo de SP
O governador Tarcísio de Freitas
1 de 1 O governador Tarcísio de Freitas - Foto: Sergio Barzaghi/Governo de SP

São Paulo – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) assinou, nesta quarta-feira (29/5), o contrato do Trem Intercidades (TIC), que ligará a capital paulista a Campinas, e tem a previsão de começar a operar em 2031.

“É o primeiro trem de média velocidade do Brasil”, disse Tarcísio durante evento em Campinas. O governador também disse se tratar de “um dos projetos mais importantes” de sua gestão.

A cerimônia também marcou o lançamento do Programa São Paulo nos Trilhos, que reúne todos os projetos do governo paulista envolvendo o sistema metroferroviário e prevê mais de 1 mil km de novos trilhos no estado.

“Não adianta andar de trem lá na Europa, tem que andar aqui no Brasil também”, afirmou.

O TIC ficará sob responsabilidade da C2 Mobilidade Sobre Trilhos, que une parte do grupo Comporte e da chinesa CRRC, e foi a única concessionária interessada no leilão, realizado em fevereiro deste ano.

O contrato do governo com a C2 também inclui a concessão da Linha 7-Rubi, que leva da estação da Luz, na região central da capital paulista, até Jundiaí, e a implementação do Trem Intermetropolitano (TIM), que ligará Jundiaí a Campinas e tem o funcionamento previsto para 2029.

assinatura do contrato chegou a ser suspensa pela Justiça em abril, atendendo a um pedido do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias, mas a liminar foi derrubada um dia depois de ser concedida. Segundo Tarcísio, é comum que projetos de infraestrutura sejam alvo de ações judiciais.

“A gente já espera isso e sempre constrói o projeto com segurança jurídica para contrapor”, declarou o governador.

O trem terá velocidade máxima de 150 km/h (com uma velocidade média de 96 km/h) e levará passageiros de Campinas até a estação da Barra Funda, na zona oeste paulistana, no prazo de uma hora e quatro minutos.

Segundo as regras propostas pelo governo, a concessionária não poderá cobrar mais do que R$ 64, em valores atuais, pelo serviço.

Concessão da Linha 7

“A gente inicia, agora, um período de transição da operação da Linha 7 da CPTM para a nova concessionária, que vai acontecer ao longo do ano que vem inteiro. Será uma transição mais longa para não repetir os erros das linhas 8 e 9”, disse Tarcísio.

As linhas 8 e 9 são administradas pela ViaMobilidade e têm apresentado, nos últimos anos, sucessivas falhas, como descarrilamento de trens e lentidão. O Ministério Público de São Paulo (MPSP) chegou a defender que a concessão fosse cassada.

Em novembro de 2023, a ViaMobilidade assinou um termo de ajustamento de conduta no qual se comprometeu a adotar uma série de medidas em benefício dos usuários das vias.

SP nos Trilhos

O programa lançado nesta quarta-feira abarca projetos já anunciados pelo governo anteriormente, como a expansão de linhas do Metrô na Grande SP, a construção de VLTs, e novas promessas de trens intercidades em Sorocaba e São José dos Campos, no interior, e Santos, no litoral.

Segundo Tarcísio, o projeto do trem que ligará Sorocaba a São Paulo é o mais adiantado. O governador prevê a realização e conclusão dos estudos ainda este ano e o leilão já no ano que vem. “Já tem, inclusive, interessados no mercado”, disse Tarcísio.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?