Tarcísio assina 1º contrato para levar o metrô para fora da capital
Termo assinado por Tarcísio vai levar a Linha 4-Amarela, de gestão privatizada, para Taboão da Serra; promessas de obra vêm desde 2010
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) assinou, nesta segunda-feira (10/6), o primeiro contrato para estender a Linha 4-Amarela do Metrô para Taboão da Serra, cidade da região metropolitana que será o primeiro município fora da capital a ter uma estação da rede.
O contrato, com a empresa ViaQuatro, é para os estudos de viabilidade e o projeto executivo da extensão da linha. A ampliação é uma promessa que vem desde 2010, quando o primeiro trecho da linha, entre as estações Paulista e Faria Lima, foi inaugurado.
Além da extensão para Taboão da Serra, o governo vem prometendo que viabilizará, ainda neste mandato, estações nas cidades de Guarulhos, Santo André e São Bernardo do Campo.
O projeto do metrô de Taboão deverá ter um investimento de R$ 3,4 bilhões e gerar 3 mil empregos, segundo o governo do Estado. Ainda não há, entretanto, previsão para a assinatura de contrato do início das obras.
A Linha 4-Amarela estava no primeiro estudo para construção de uma rede metroviária em São Paulo, feito na década de 1940 pela empresa canadense Light. As obras do ramal, no entanto, só começaram em 2007.