metropoles.com

Tarcísio anunciará plano anticorrupção para apurar denúncias em SP

Plano é inspirado no Radar Anticorrupção, implementado por Tarcísio no Ministério da Infraestrutura e será anunciado na quarta-feira (3/5)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Governo do Estado de São Paulo
Tarcísio de Freitas
1 de 1 Tarcísio de Freitas - Foto: Governo do Estado de São Paulo

São Paulo – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciará o Radar Anticorrupção, plano de combate a ilegalidades na máquina estatal, seguindo as mesmas diretrizes de outro projeto, de mesmo nome, implementado no Ministério da Infraestrutura quando ele era o titular da pasta.

O anúncio será feito na quarta-feira (3/5) às 10h em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes. O Metrópoles apurou que o plano prevê a implementação, ou o aprimoramento, de ouvidorias e canais de denúncia em todas as secretarias de governo. As medidas também se aplicarão às autarquias e fundações ligadas à gestão.

A ideia é que os servidores possam realizar, de forma anônima, denúncias sobre condutas de corrupção, nepotismo e assédio – moral ou sexual.

O programa será encabeçado pelo controlador-geral do Estado (CGE), Wagner Rosário. No evento para lançar o Radar Anticorrupção, Rosário apresentará um plano de integridade com mais de 80 medidas a serem implementadas nos próximos quatro anos.

Réplica

Tarcísio já havia anunciado, ao longo da campanha eleitoral de 2022, que implementaria um plano de combate à corrupção no governo paulista.

Em maio de 2019, meses após assumir o Ministério da Infraestrutura, ele criou uma subsecretaria de combate à corrupção que integrava o Radar Anticorrupção no órgão federal.

O programa, que deve ser replicado em São Paulo, implementou canais de denúncia em parceria com o Ministério da Justiça, a Advocacia Geral da União (AGU), a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) – na ocasião, a CGU era comandada por Wagner Rosário, responsável pela versão paulista do plano.

No governo estadual, o projeto também prevê a criação de campanhas de conscientização sobre temas passíveis de denúncia.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?