Tarcísio anuncia ida às cidades do litoral mais atingidas pelas chuvas
Crianças de 7 anos morreu após deslizamento em Ubatuba e três seguem desaparecidas após desabamento de casa em São Sebastião
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou visitas nas cidades litorâneas de Ubatuba e São Sebastião, as mais atingidas pelas fortes chuvas no litoral norte paulista, desde o início do carnaval. Ele será acompanhado pelo coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Henguel Ricardo Pereira.
Em uma rede social, por volta do meio-dia deste domingo (19/2), o governador de São Paulo afirmou que pretende “ver de perto os locais afetados” com o intuito de “prestar amparo e apoio necessários aos municípios”. “Todo time da Defesa Civil do Estado de SP em ação em auxílio à população”, escreveu.
Em nota, o governo estadual afirmou que o temporal causou pontos de alagamento e deslizamentos em ambos os municípios.
“Algumas vias de acesso à região estão interditadas devido à queda de barreiras. A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil montou um comitê de gerenciamento das ações de atendimento aos desabrigados e desalojados pelas chuvas”, diz trecho da nota.
Seis equipes da Defesa Civil se deslocam para São Sebastião, que declarou estado de calamidade pública.
Ubatuba
Ubatuba amanheceu neste domingo de carnaval em estado de alerta. De acordo com a Defesa Civil, até por volta das 11h, alagamentos haviam sido registrados em 17 pontos da cidade.
Uma criança de 7 anos morreu após a casa onde ela estava ser atingida por uma pedra, que deslizou durante a forte chuva que atingiu a região do bairro Perequê-Açu.
“Infelizmente mais uma vez nossa cidade sofre com as fortes chuvas. A Defesa Civil está em alerta máxima, o Fundo Social de Solidariedade e a Secretária de Assistência Social estão de prontidão para atender todas as famílias atingidas”, afirmou a prefeita Flávia Pascoal (PL).
De acordo com a prefeitura de Ubatuba, até o momento 30 famílias estão desabrigadas. Elas residem nos bairros do Sertão da Quina, Maranduba, Arariba e Caçandoca.
A programação de carnaval, prevista para este domingo, foi cancelada.
São Sebastião
O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), afirmou ter conversado com o governador Tarsício de Freitas, na manhã deste domingo, após a cidade do litoral ser castigada pelas chuvas. O município decretou estado de calamidade e também cancelou a programação do carnaval.
Segundo o prefeito, o governador se comprometeu em enviar ajuda humanitária à cidade que sofreu com deslizamentos, interdições na Rodovia SP-55, alagamentos, além de desabamentos, que deixaram centenas de pessoas desabrigadas ou ainda desaparecidas.
É a situação em que se encontram três crianças, ainda não localizadas, que ainda não foram encontradas após a casa onde estavam desabar, na região da Praia da Baleia.
A cidade estava, até por volta das 12h30 deste domingo, com 20 pontos de interdição.
A ajuda humanitária, que teria sido oferecida pelo governo estadual, será enviada por um helicóptero.
“Pedimos o apoio do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) e da Casa Militar, que coordena a Defesa Civil do Estado, todo o nosso maquinário pesado está nas ruas para liberar rodovias e limpeza de ruas e vias. A situação está muito crítica e volta a chover muito forte em todo o município. Estamos todos trabalhando, protejam-se”, disse Felipe Augusto.
Para ajudar as vítimas desabrigadas e desalojadas a prefeitura arrecada produtos de limpeza, higiena pessoal, alimentos não perecíveis, água potável, toalhas de banho, roupas de cama, eletrodomésticos, móveis e rações para animais.
Os pontos de arrecadação oficial do Governo do Estado são o Fundo Social, na Rua Capitão Luiz Soares, 33, Centro e Regional Boiçucanga, Avenida Walkir Vergani, 36.