metropoles.com

Tabata se antecipa a voto útil e diz que adesão a Boulos é “inútil”

Candidata do PSB à Prefeitura de São Paulo, Tabata Amaral diz que tem mais chances do que Boulos de vencer Marçal no segundo turno

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
imagem colorida mostra tabata em propaganda eleitora. ela é branca, veste camisa branca e tem cabelo castanho e curto
1 de 1 imagem colorida mostra tabata em propaganda eleitora. ela é branca, veste camisa branca e tem cabelo castanho e curto - Foto: Reprodução

São Paulo – Empenhada em evitar uma migração de seus eleitores para Guilherme Boulos (PSol) ainda no primeiro turno, a candidata Tabata Amaral (PSB) se antecipou a uma possível campanha pelo “voto útil” no adversário e disse que a escolha por Boulos é “inútil”.

“Já já a candidatura do Boulos vai começar com uma história de voto útil. ‘Não, tem que votar no Boulos pro Boulos ir pro segundo turno’. Que voto útil é esse que você vota em alguém que não tem a menor chance de ganhar no segundo turno porque essa pessoa é muito rejeitada? Pra mim o nome disso é voto inútil”, disse a candidata, nesta quinta-feira (12/9).

9 imagens
Tabata conversa com eleitora
Tabata Amaral no Roda Viva em 2024
A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP)
A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP)
Tabata Amaral discursa
1 de 9

Tabata Amaral (PSB)

Jessica Bernardo/Metrópoles
2 de 9

Tabata conversa com eleitora

Jessica Bernardo / Metrópoles
3 de 9

Tabata Amaral no Roda Viva em 2024

Reprodução / TV Cultura
4 de 9

A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP)

Gilmar Félix/Câmara dos Deputados
5 de 9

A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP)

Câmara dos Deputados
6 de 9

Tabata Amaral discursa

Myke Sena/Câmara dos Deputados
7 de 9

Tabata Amaral foi criada na Vila Missionária, na periferia da zona sul de São Paulo

Divulgação
8 de 9

Tabata Amaral no Roda Viva

Reprodução
9 de 9

Reprodução/ Facebook

A declaração foi feita em um vídeo nas redes sociais de Tabata. Na publicação, ela cita uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo sobre uma estratégia de Boulos e Pablo Marçal (PRTB) para direcionar seus ataques a Ricardo Nunes (MDB) e tirá-lo do segundo turno. Tanto o deputado federal quanto o influencer têm suas melhores chances de vencer a disputa se chegarem juntos para a próxima etapa da eleição.

A pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta mostra que Nunes vence Boulos em um eventual segundo turno por 53% a 38%. Se fosse com Marçal para a próxima etapa da disputa, o atual prefeito também sairia vitorioso, com placar de 59% a 27%.

Já em uma disputa entre Boulos e Marçal, o cenário é de vitória para o deputado do PSol, que aparece com 47% das intenções de voto contra 38% do influenciador, mas a diferença menor entre os dois aponta uma vantagem estratégica para Marçal, em comparação a um eventual confronto contra Nunes.

No vídeo desta quinta, Tabata fala que a estratégia de Boulos coloca a cidade em risco, já que ele tem chances de perder para Marçal. A deputada tem dito que Marçal ameaça a cidade e gravou vários conteúdos sobre a relação do ex-coach com nomes ligados ao PCC.

“Você votar em alguém no primeiro turno que você sabe que tem grande chance de perder no segundo turno é voto inútil, por mais que eles não gostem que eu diga isso. Voto útil ó, é aqui”, diz ela, apontando para si mesma. “Eu sou a única candidata que não perde para ninguém no segundo turno, que ganha com folga tanto do Marçal quanto do Nunes”.

O desempenho de Tabata em um eventual segundo turno foi testado pela última pesquisa da Atlas Intel, divulgada nesta quarta-feira (11/9). O levantamento mostra que ela vence Marçal por 49,8% a 43,4%, e Nunes por 42% a 40,4%. Tabata e Boulos empatariam com 33,8% se disputassem um contra o outro no segundo turno.

A mesma pesquisa também mostra empate técnico, dentro da margem de erro, entre Boulos e Marçal, com o primeiro registrando 44,1% das intenções de voto e o segundo com 43,2%. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.

Estratégia nas redes

O vídeo de Tabata desta quinta faz parte de uma nova estratégia inaugurada pela campanha da deputada nas redes sociais: um quadro em que ela fala sobre uma proposta e uma polêmica, na tentativa de usar a curiosidade do eleitor como tática para que eles se interessem em ouvir as propostas dela para a cidade.

Boulos já tinha sido alvo do quadro nessa quarta, com Tabata criticando a falta de posicionamento do adversário sobre a situação política da Venezuela. Na segunda e na terça-feira, a pessebista criticou Marçal e Nunes em seus quadros.

Nos três dias, a candidata aproveitou o quadro para falar sobre propostas para a saúde e para as mães de pessoas com deficiência.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?