Suspeito é preso após filmar carga roubada no aeroporto de Guarulhos
Despachante foi preso por suspeita de ajudar quadrilha a roubar cargas no Aeroporto de Guarulhos (SP) e em seu entorno, segundo investigação
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Um despachante de 37 anos foi preso no início da tarde desta quinta-feira (15/6), sob suspeita de ajudar em roubos de cargas no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na região metropolitana.
Evanildo Alves de Oliveira trabalha no Terminal de Cargas, no bairro de Cumbica. Fontes que acompanham a investigação afirmaram ao Metrópoles que, somente neste ano, ele estaria envolvido em 15 roubos de carga no entorno do maior aeroporto do país. No ano passado, teriam sido ao menos dois crimes.
Investigações da Polícia Civil indicam que ele teria ajudado criminosos a identificar e a abordar dois caminhões que transportavam celulares, em outubro e novembro do ano passado. Uma das cargas estava avaliada em R$ 424,8 mil.
De acordo com a Polícia Civil, câmeras de monitoramento registraram Evanildo filmando e fotografando o caminhão roubado em outubro, “indicando que o mesmo teria facilitado o ingresso dos roubadores.”
“A autoridade policial juntou relatório de investigação detalhado e histórico de imagens do circuito interno de seguança do aeroporto, dando conta do possível envolvimento de Evanildo nos fatos, sendo identificado seu endereço de trabalho e residencial”, diz trecho de um mandado de busca e apreensão, assinado pelo juiza Priscila Devechi Ferraz Maia.
Policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) cumpriram os mandados expedidos pela Justiça na manhã desta quinta-feira.
Na casa dele, no bairro Santos Dumont, em Guarulhos, policiais apreenderam um revólver calibre 38, com a numeração raspada, além de munições.
Mulher não sabia
A esposa do despachante, de acordo com o relatório policial, ficou surpresa ao descobrir que uma arma era guardada em sua residência. Ela afirmou aos policiais desconhecer que o companheiro estaria envolvido em atividades criminosas.
Evanildo foi indiciado por porte ilegal de arma de fogo. Além de ligação com quadrilhas de Guarulhos, ele teria contato com criminosos das zonas norte e leste da capital paulista.
Na delegacia, acompanhado de seu advogado, ele se negou em prestar depoimento. A defesa dele não foi localizada. O espaço segue aberto para manifestação.
Dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) mostram que, nos quatro primeiros meses deste ano, foram registrados seis roubos de carga no aeroporto de Guarulhos.
Essa é a maior taxa deste tipo de crime computada desde o início da série histórica da pasta, iniciada em 2001.