Suplicy se oferece para ser vice de Boulos na eleição a prefeito de SP
Aos 82 anos, Eduardo Suplicy (PT) foi o deputado estadual mais votado em 2022; a preferência do partido, contudo, é indicar uma mulher
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT) se ofereceu para ser o vice do deputado federal Guilherme Boulos (PSol-SP) na disputa à Prefeitura de São Paulo em 2024, durante uma reunião da campanha do psolista, realizada na última segunda-feira (23/10).
O petista pediu a palavra durante encontro do movimento Salve São Paulo, que reúne parlamentares do PSol, PT, PCdoB, PV e Rede para promover a candidatura de Boulos, e se disse pronto para ocupar o posto caso seja do interesse dos partidos.
No acordo costurado entre o PT e o PSol, ainda no ano passado, durante a formação do palanque eleitoral petista em São Paulo, foi definido que o PT indicará o vice da chapa. A preferência do partido é por uma mulher no cargo.
Internamente, o nome mais cotado é o da secretária nacional de Saúde Digital, Ana Estela Haddad, mulher do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A deputada federal Juliana Cardoso também é outra opção considerada pelos petistas.
Disposição de Suplicy
Parlamentares que estiveram na reunião dessa segunda-feira disseram ao Metrópoles que a fala de Suplicy, na verdade, foi um gesto “simbólico” de que o deputado está à disposição da campanha como um todo.
Suplicy conquistou 807 mil votos nas eleições de 2022 e foi o deputado estadual mais votado da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). A presença dele no palanque do psolista, ainda de acordo com os parlamentares, poderia turbinar a campanha de Boulos.
O apoio do PT à candidatura de Boulos foi formalmente anunciado em agosto deste ano. Será a primeira vez que o partido do presidente Lula não terá um candidato próprio à Prefeitura da capital paulista.
Dividem a coordenação da campanha de Boulos o presidente municipal do PT, Laércio Ribeiro, e o ex-coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Josué Rocha.
Boulos tem liderado as pesquisas de intenção de voto feitas até agora, seguido pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), que busca o apoio do bolsonariamos à sua reeleição.