metropoles.com

STF define data para julgar recurso de Robinho, preso por estupro

Ministro Luiz Fux marcou análise de habeas-corpus para o período de 6 a 13 de setembro, por meio do plenário virtual do tribunal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida mostra o ex-jogador Robinho, um homem negro de cabelos curtos, vestindo uniforme de presidiário, posando para foto na cadeia - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o ex-jogador Robinho, um homem negro de cabelos curtos, vestindo uniforme de presidiário, posando para foto na cadeia - Metrópoles - Foto: Reprodução

São Paulo — O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o período entre 6 e 13 de setembro o julgamento do pedido de habeas corpus do ex-jogador Robinho. O julgamento será feito por meio do plenário virtual do tribunal.

7 imagens
Robinho chega a Tremembé para cumprir pena por estupro
O ex-jogador Robinho
Robinho foi preso após decisão do STJ
Ricardo Falco e Robinho
Caso Robinho: STF deve confirmar a pena do ex-jogador, diz jornal
1 de 7

Robinho durante audiência de custódia na Justiça Federal em Santos

Reprodução/Justiça Federal
2 de 7

Robinho chega a Tremembé para cumprir pena por estupro

TV Tribuna/Reprodução
3 de 7

O ex-jogador Robinho

Reprodução
4 de 7

Robinho foi preso após decisão do STJ

5 de 7

Ricardo Falco e Robinho

Arquivo pessoal
6 de 7

Caso Robinho: STF deve confirmar a pena do ex-jogador, diz jornal

Instagram/Reprodução
7 de 7

Pedro Vilela/Getty Images

Robinho, que atuou pela Seleção Brasileira, está preso desde março na Penitenciária 2 de Tremembé, no interior de São Paulo, onde cumpre condenação de 9 anos de prisão por estupro coletivo cometido na Itália, em 2013.

A defesa de Robinho contesta o cumprimento da pena no Brasil, alegando que o processo tem que ser reaberto e julgado novamente aqui — a decisão que o condenou foi tomada pela Justiça italiana e, depois, validada pelo STF.

Foi o ministro Luiz Fux quem lançou a data do julgamento do habeas-corpus. A análise do recurso será feita por todos os ministros da Corte por meio de sessões virtuais.

Pena no Brasil

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, em março deste ano, que o ex-jogador Robinho deveria cumprir no Brasil a sentença da Justiça italiana que o condenou a 9 anos de prisão por estupro coletivo.

O placar da votação ficou em 9 a 2 a favor do cumprimento da pena no Brasil. De acordo com o voto do relator, Francisco Falcão, a Justiça Federal deve ser comunicada imediatamente para cumprimento da sentença em regime fechado. A maioria concordou com esse posicionamento, que chegou a ser tema de debate entre os ministros.

Este mês, o Ministério Público de São Paulo (MPSP) se posicionou contra o recurso apresentado pela defesa do ex-jogador para pedir que ele fique menos tempo na prisão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?