metropoles.com

STF confirma lei que proíbe arma de brinquedo em SP

O STF declarou constitucional a lei estadual que proíbe fabricar e vender armas de fogo de brinquedo no estado de São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nelson Jr./SCO/STF
foto colorida do plenário do STF, com seus ministros
1 de 1 foto colorida do plenário do STF, com seus ministros - Foto: Nelson Jr./SCO/STF

São Paulo – O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou constitucional a lei estadual que proíbe fabricar e vender arma de brinquedo no estado de São Paulo. A decisão do Plenário é do dia 16 de dezembro.

Para o ministro Gilmar Mendes, relator da ação, a legislação para proibir armas de fogo de brinquedo em São Paulo trata de direito do consumidor. No seu voto, o ministro também destacou que a lei é voltada à proteção de crianças e adolescentes, e poderia ser regulamentada em nível nacional ou estadual.

A maioria do Plenário do STF seguiu o voto do relator. Já os ministros André Mendonça e Nunes Marques divergiram de Gilmar Mendes. Para eles, apenas a União teria competência para legislar sobre o tema.

Discussão

A Lei Estadual 15.301 foi aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) em janeiro de 2014. Segundo o texto, o descumprimento da norma pode acarretar em multa, suspensão ou até cassação de licença do estabelecimento.

Entretanto, o então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), hoje vice-presidente do país, contestou a lei e ajuizou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI). Recusada agora pelo STF, a alegação era de suposta invasão de competência do Estado, uma vez que a União deveria legislar sobre material bélico.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?