metropoles.com

STF dá 10 dias para estado de SP explicar câmeras corporais da PM

Decisão de Luís Roberto Barroso obriga governo a se manifestar sobre o uso do equipamento; ministro já negou obrigatoriedade de câmeras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Câmeras corporais PM SP
1 de 1 Câmeras corporais PM SP - Foto: Reprodução

São Paulo — O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, determinou na quinta-feira (14/3) que a Polícia Militar de São Paulo se explique sobre o uso de câmeras corporais por seus agentes. A organização terá o 10 dias para se manifestar ao tribunal.

A decisão é um desdobramento da ação civil pública movida pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo que pede a obrigatoriedade do uso dos equipamentos pela PM. No final de 2023, Barroso já havia julgado a ação como improcedente, mas a Defensoria recorreu à decisão.

Câmeras

O uso de câmeras corporais no uniforme dos policiais se tornou um assunto polêmico com a eleição do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que, durante a campanha, fez declarações minimizando a sua efetividade. 

O equipamento começou a ser instituído em 2019 pelo Programa Olho Vivo, durante o governo do João Doria, na época no PSDB. De acordo com um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), as câmeras foram responsáveis pela redução de 57% nas mortes em decorrência de ação policial em unidades que passaram a utilizar o equipamento.

Em 2023, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo e a organização da sociedade civil Conectas entraram com a ação civil pública pedindo a implementação obrigatória do equipamento em todos os batalhões da Polícia Militar. O caso foi levado ao STF após ter sido negado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo em setembro daquele ano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?