Com aeronaves privadas, SP lança programa de transporte de órgãos
TransplantAR Aviação Solidária: Tarcísio de Freitas lançou programa de transporte aéreo gratuito de órgãos destinados a transplantes
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Nesta segunda-feira (9/9), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lançou o programa TransplantAR Aviação Solidária, que usará aeronaves privadas para o transporte gratuito de órgãos destinados a transplantes.
O objetivo do programa é beneficiar as pessoas através da agilidade na logística de captação de órgãos.
A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde foi assinada em parceria com o Instituto Brasileiro de Aviação (IBA) e não acarretará custos aos cofres públicos, já que as aeronaves ficam frequentemente paradas em hangares.
Segundo o governo, o IBA ficará responsável por selecionar os proprietários de veículos, que podem ser helicópteros, turboélices e jatos particulares autorizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que estão dispostos a doar horas de voo para o novo programa.
Pelo TransplantAR Aviação Solidária, a Central de Transplantes irá acionar o IBA quando as equipes de transplante estiverem necessitadas de apoio aéreo para o deslocamento até o local onde se encontra o potencial doador. A iniciativa tem como foco a ampliação da frota de aeronaves solidárias, para facilitar o deslocamento de equipes para a captação de órgãos em áreas remotas e reduzir a perda de órgãos por problemas logísticos.