metropoles.com

SP terá táxis em pick-ups e mais taxistas no aeroporto de Congonhas

Decreto assinado por Ricardo Nunes (MDB) assinou decreto que cria novas categorias de táxis em São Paulo e libera pick-ups para corridas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Leon Rodrigues/SECOM
Imagem colorida mostra ao fundo Ricardo Nunes, homem branco, de cabelo e barba pretos, falando ao microfone, com um sinal luminoso de carro de táxi em primeiro plano - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra ao fundo Ricardo Nunes, homem branco, de cabelo e barba pretos, falando ao microfone, com um sinal luminoso de carro de táxi em primeiro plano - Metrópoles - Foto: Leon Rodrigues/SECOM

São Paulo –  Os taxistas da capital paulista poderão usar pick-ups como veículos de trabalho a partir deste sábado (20/4), após um decreto assinado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), que também determinou o sorteio de mais 3 mil alvarás para novos condutores na cidade e mais 3 mil vagas de estacionamento em pontos da cidade, incluíndo as do cobiçado Aeroporto de Congonhas, na zona sul.

O decreto foi assinado em um evento no Departamento de Transportes Públicos (DTP), no Brás, região central da cidade.

O uso de pick-ups era uma demanda antiga da categoria dos taxistas, que também reivindicava a criação de uma nova categoria para táxis executivos e outra para táxis acessíveis, adaptados para pessoas portadoras de deficiência. Ambas as demandas também foram atendidas.

O novo decreto foi articulado pelo vereador Adilson Amadeu (União), que tem entre os taxistas sua principal base eleitoral.

Amadeu havia sido o único vereador da base governistas a votar contra o projeto de lei de Nunes, aprovado em primeira votação nesta semana, que autoriza a Prefeitura a permanecer com a Sabesp como fornecedora dos serviços de água e esgoto após a privatização da companhia, projeto em curso na gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos), aliado de Nunes.

Os táxis pick-ups serão oferecidos para passageiros que queiram usar o serviço para transporte de carga, mas os taxistas não poderão cobrar tarifas extras.

São Paulo já contava com as categorias Comum (e rádio), Especial e Luxo. Terá agora também Executivo e Acessível. Ao todo, são 37 mil veículos.

Para o Aeroporto de Congonhas, são previstas mais 26 vagas. A Prefeitura vai promover o sorteio de mais 3.698 vagas de taxistas em 1.198 pontos. Além disso, 3.300 pessoas serão sorteadas para receber o alvará de estacionamento – documento que permite trabalhar como taxista.

A íntegra do novo decreto assinado pelo prefeito deverá ser publicada nesta segunda-feira (22/4).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?