metropoles.com

Com previsão de 13ºC, SP ativa tendas de Operação Baixas Temperaturas

Operação da Prefeitura amplia vagas de acolhimento em abrigos e oferece distribuição de alimentos e cobertores em tendas espalhadas por SP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação / Prefeitura de SP
operacao
1 de 1 operacao - Foto: Divulgação / Prefeitura de SP

São Paulo – A Prefeitura de São Paulo dará início nesta segunda-feira (27/5) à Operação Baixas Temperaturas, que amplia o número de vagas em abrigos e prevê a distribuição de alimentos e cobertores para a população em situação de rua em 10 tendas espalhadas pela cidade.

A medida acontece em meio à queda de temperaturas na capital paulista, causada pela passagem de uma massa de ar polar pela cidade. Neste domingo, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) registrou 13,6ºC durante a madrugada. No extremo sul de São Paulo, os termômetros marcaram 12,7ºC.

A cidade está em estado de atenção para baixas temperaturas desde a sexta-feira (24/5). A previsão é de que o frio continue intenso nesta segunda, com mínimas em torno dos 13°C e máximas abaixo dos 20°C.

As tendas de atendimento à população em situação de rua vão ser disponibilizadas nas cinco regiões das cidades e funcionarão das 18h à meia-noite, sempre que a temperatura ou a sensação térmica ficar em 13ºC ou menos. Confira os endereços:

  • Centro: Praça da República e Praça Marechal Deodoro;
  • Zona Sul: Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto, nº 54) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel);
  • Zona Norte: Santana (Praça Heróis da FEB, s/n) e Vila Maria (Praça Novo Mundo);
  • Zona Leste: Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n), Itaquera (Rua Gilberto Gomes Mota, acesso à Avenida Jacu-Pêssego lado direito) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella);
  • Zona Oeste: Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus)

Nos locais serão distribuídos sopa, pão, chocolate quente, chá e água, além de cobertores. A população em situação de rua também poderá se vacinar nas tendas e os pets dos moradores receberão ração e atendimento veterinário.

Equipes de assistência social ficarão disponíveis para encaminhar para os serviços de acolhimento aqueles que optarem por passar a noite em abrigos. Segundo a Prefeitura, serão disponibilizadas vagas de acordo com o perfil dos acolhidos: pessoa sozinha, com deficiência, famílias, idosos e população LGBTQIAPN+.

Nos serviços de acolhimento, os atendidos poderão passar a noite, tomar banho, jantar e tomar o café da manhã.

5 imagens
Moradores de Rua na Praça da Sé
População em situação de rua sofre com frio na capital paulista
Capital apresentou queda drástica na temperatura nos últimos dias
Pessoas dormem enroladas em cobertores em calçada de São Paulo
1 de 5

Operação Baixas Temperaturas

Divulgação / Prefeitura de SP
2 de 5

Moradores de Rua na Praça da Sé

Fábio Vieira/Metrópoles
3 de 5

População em situação de rua sofre com frio na capital paulista

4 de 5

Capital apresentou queda drástica na temperatura nos últimos dias

Fábio Vieira/Metrópoles
5 de 5

Pessoas dormem enroladas em cobertores em calçada de São Paulo

Fábio Vieira/Metrópoles

Além dos encaminhamentos feitos para quem procurar atendimento nas tendas, equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) farão a busca ativa de pessoas durante as madrugadas e transportando elas até os abrigos. Segundo a Prefeitura, o quadro de profissionais nesta função será ampliado durante o período de frio dos atuais 590 para 781 funcionários.

A população pode ajudar avisando a Prefeitura sobre os lugares onde há pessoas desabrigadas. Para isso, basta ligar no número 156 ou fazer a solicitação pelo aplicativo 156. É importante informar o endereço onde a pessoa está e dar informações sobre pontos de referência e características físicas que ajudem as equipes a encontrá-la.

A Prefeitura vai oferecer 1.200 vagas emergenciais de acolhimento para atender a esta população. O número de pessoas em situação de rua da capital paulista é, no entanto, bem superior. Segundo o último censo feito pela Prefeitura, em 2019, a cidade tem 24.344 pessoas vivendo nas ruas.

Outros levantamentos indicam números ainda maiores a partir dos cadastros feitos no sistema do CadÚnico, do governo federal. Em abril de 2023, o sistema apontava para 49.379 pessoas vivendo nas ruas da cidade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?